Como ter Sucesso no Lançamento de um Novo Produto ou Serviço
Por Raúl Candeloro
27/03/2009
Mais cedo ou mais tarde, qualquer empresa que queira crescer terá
que enfrentar um dos grandes desafios do mundo empresarial,
principalmente quando já existem concorrentes estabelecidos no
mercado: lançar um novo produto ou serviço.
Poucas empresas sabem exatamente como calcular a probabilidade de
sucesso de um novo lançamento, por isso até hoje o assunto tem sido
mais arte do que ciência, dominado pelo que podemos chamar de
“Teorema de Chutágoras” – ninguém tem a mínima idéia de quanto
exatamente vai vender o novo produto ou serviço. Aliás, raramente se
sabe se ele sobreviverá, se terá sucesso e dará lucro. Lança-se e
torce-se para que dê tudo certo. Às vezes dá, às vezes não dá, e
depois que o barco afundou, todo mundo sabe por quê. O grande
desafio, então, é evitar que ocorra novamente – poucas empresas hoje
têm os recursos, o tempo e a energia necessários para desperdiçar em
lançamentos mal-sucedidos. Precisamos de sucessos lucrativos, e
rápido!
Os mais recentes trabalhos de diversos consultores dedicados à
inovação, incluindo Adrian Slywotzky (autor de “Crescendo em
Mercados Estagnados” – Ed. Campus) e Chris Zook (“Além das
Fronteiras do Core Business” – Ed. Campus), porém, têm mostrado um
caminho cada vez mais claro em termos de estratégias competitivas de
crescimento, principalmente baseando-se em núcleos de competência (o
famoso core competence, termo cunhado inicialmente por Gary Hamel e
C.K. Prahalad). O mais promissor desses estudos de inovação, e na
minha opinião pessoal também o mais interessante, é o do Clayton
Christensen, autor de “O Crescimento pela Inovação” (Ed. Campus).
Christensen tem algumas definições muito interessantes e simples que
podem nos ajudar a entender a lógica por trás da inovação e, no
processo, aprimorar a qualidade e taxa de sucesso de novos
lançamentos nas empresas:
a) Quando um cliente compra um produto ou serviço, na verdade ele
está “contratando” este produto ou serviço para resolver um
problema. O caminho do sucesso para as empresas é facilitar a
resolução desse problema que o cliente já está tentando resolver. Em
outras palavras, um produto ou serviço que realiza um melhor
trabalho e satisfaz mais as necessidades do cliente ao ser
“contratado” obviamente terá mais probabilidades de sucesso.
b) Todo produto ou serviço tem motivadores de compra (preço baixo e
benefícios) e barreiras de aquisição (dificuldades de aquisição e
uso).
c) Para ter 100% de sucesso garantido um novo produto ou serviço
deve:
c.1) Aumentar a motivação de compra – tem que ser mais acessível
(preço mais baixo) e tem que ter melhores características (mais
benefícios).
c.2) Eliminar barreiras de aquisição – Não deve ter custos de
adoção, troca ou adaptação (facilidade de uso) e deve ser fácil de
encontrar (facilidade de aquisição).
É fácil ver porque um produto ou serviço nestas condições fará
sucesso, pois tem apenas benefícios e nenhuma barreira. Quanto mais
um lançamento conseguir ter sucesso nestes quatro quesitos, maiores
suas probabilidades de vencer no mercado. E, se a empresa conseguir
fazer isso com uma margem razoável de lucro, então com certeza terá
um vencedor em mãos. Veja que não são necessários os quatro quesitos
mas, quanto mais puder se aproximar disso, maiores as probabilidades
de sucesso.
Outro conceito muito interessante de Christensen é o que ele chama
de “não-consumidores”. Se você pegar o potencial de consumo de um
produto ou serviço da sua empresa, verá que apenas uma parcela do
universo total é seu cliente. A grande pergunta é: por que? Por que
tanta gente não compra de você? A resposta é clara e evidente e
acabamos de vê-la:
a) porque não existem motivadores suficientes para comprar de você
(custo/benefício)
b) porque existem barreiras de aquisição (dificuldades de comprar e
dificuldades de adotar, trocar ou adaptar do fornecedor atual).
Ao enfrentar estas condições mercadológicas de forma estratégica,
uma empresa poderá aumentar muito mais suas vendas do que
simplesmente imitando concorrentes ou criando campanhas de
incentivos para sua força de vendas. Se realmente quiser melhorar
seus resultados, está na hora de usar mais o cérebro para lançar
produtos e serviços realmente inovadores que ajudem seus clientes a
resolver problemas, de forma simples, barata e rápida. Este é o
segredo do sucesso estratégico em vendas.
Dicas do Raúl para lançamento de novos produtos ou serviços:
Antes de lançar um produto ou serviço:
1) Deixe bem claro qual é o problema que ele vai resolver.
2) Tente que ele seja mais barato do que o do concorrente.
3) Tente fazer com que crie mais benefícios.
4) Tente diminuir os incômodos de troca, adoção ou adaptação.
5) Tente fazer com que seja muito mais fácil de adquirir do que o do
concorrente.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.