Comunicação Sensorial: Oportunidade de Aplicar Marketing Corporativo
Por Camila de Andrade
23/08/2008
Interagimos com o mundo que nos cerca através dos sentidos, e que estes, assim como aprendemos na escola, são cinco: tato, olfato, visão, audição e paladar. Alguns cientistas, já dizem que possuímos muito mais que cinco sentidos.
O interessante, é que não aproveitamos conscientemente a aplicação das qualidades deste quinteto.
Verificando a ânsia das empresas, em aplicar ferramentas de comunicação inéditas, de credibilidade e que dê retorno, foi criado o Marketing Degustativo; que nasceu de uma conversa informal entre profissionais de Comunicação e chef''s de cozinha internacional.
As idéias foram aparecendo, e se encaixando conforme as necessidades dos clientes e dos profissionais envolvidos.
No dia-a-dia utilizamos continuamente os órgãos dos sentidos, e de tal maneira, que nem nos lembramos de nos deter um momento para admirar a capacidade tão extraordinária desses órgãos.
O termo popular "sentidos" sugere a interpretação de que se trata de uma série de faculdades independentes e separadas. Já a expressão científica "modalidades dos sentidos" significa que a função pessoal unitária da percepção se exerce de vários modos, e que estes se destacam uns dos outros, revelando, muitas relações e afinidades entre si. Também surgiu o termo "unidade dos sentidos" (H. Plessner). " (William STERN - Psicologia Geral, p. 166.).
Mas o que a coligação destes sentidos pode trazer de benefício para um Planejamento Estratégico de Comunicação?
Como eles podem co-existir de forma que a harmonia de todos, possa contribuir com a criação e aplicação de Campanhas de Marketing de sucesso?
Quando trabalhamos com a estimulação destes sentidos, despertamos seis memórias diferentes:
Memória Visual
Memória Auditiva
Memória Mecânica
Memória Táctil
Memória Olfativa
Memória Degustativa
1 - Comunicação pelo Gosto ou Degustativa (Memória Degustativa) - cuja índice de eficiência é cerca de 1%.
2 - Comunicação pelo Tato ou Táctil (Memória Táctil) - 1,5%
3 - Comunicação pelo Olfato ou Olfativa (Memória Olfativa) - índice de eficiência de 3,5%.
4 - Comunicação pela Visão (Memória Visual) - 75% de eficiência.
5 - Comunicação pela Audição ou Auditiva (Memória Auditiva) - 9%.
Comunicação Táctil pela Escrita (Memória Mecânica) - 10%
7 - Comunicação Escrita (Memória Visual) (*)
8 - Comunicação Gráfica (Memória Visual) - sabe-se que 80% das coisas
que se vê, são captadas por símbolos, desenhos, etc.
9 - Comunicação Visual (Memória Visual) (*)
10 - Comunicação Áudio-Visual (Memória Visual e Auditiva) - 84% de eficiência.
Fonte: UFRGS
Quando conseguimos em qualquer ação de Comunicação estimular a utilização de todas as memórias, temos a possibilidade de conseguir chegar próximos da perfeição comunicativa.
Perfeição é exagero, mas tornando-a meta, chegaremos a um resultado que deve ser além do esperado.
No Marketing Degustativo é possível atender a demanda de qualquer área da Comunicação, trabalhando juntamente com ações de Marketing, Relações Públicas, Comunicação Interna, Eventos e Enogastronomia.
É uma ferramenta de qualidade, inserida no Planejamento de Comunicação da empresa e que fortalece todas as ações de comunicação projetadas ou já desenvolvidas.
A Enogastronomia é um diferencial de sofisticação, que pode ser desenvolvida pela aplicação de vários tipos de degustações (chocolate, azeite, trufas, café e outras), harmonização de vinhos e gastronomia.
Comunicação, vinhos, gastronomia e empresas. Combinação de sucesso para Projetos de Comunicação Corporativa.
Camila de Andrade é Diretora Executiva de Comunicação Corporativa da Consultoria Pórthia - Comunicação Integrada
www.porthia.com.br
Por Camila de Andrade
23/08/2008
Interagimos com o mundo que nos cerca através dos sentidos, e que estes, assim como aprendemos na escola, são cinco: tato, olfato, visão, audição e paladar. Alguns cientistas, já dizem que possuímos muito mais que cinco sentidos.
O interessante, é que não aproveitamos conscientemente a aplicação das qualidades deste quinteto.
Verificando a ânsia das empresas, em aplicar ferramentas de comunicação inéditas, de credibilidade e que dê retorno, foi criado o Marketing Degustativo; que nasceu de uma conversa informal entre profissionais de Comunicação e chef''s de cozinha internacional.
As idéias foram aparecendo, e se encaixando conforme as necessidades dos clientes e dos profissionais envolvidos.
No dia-a-dia utilizamos continuamente os órgãos dos sentidos, e de tal maneira, que nem nos lembramos de nos deter um momento para admirar a capacidade tão extraordinária desses órgãos.
O termo popular "sentidos" sugere a interpretação de que se trata de uma série de faculdades independentes e separadas. Já a expressão científica "modalidades dos sentidos" significa que a função pessoal unitária da percepção se exerce de vários modos, e que estes se destacam uns dos outros, revelando, muitas relações e afinidades entre si. Também surgiu o termo "unidade dos sentidos" (H. Plessner). " (William STERN - Psicologia Geral, p. 166.).
Mas o que a coligação destes sentidos pode trazer de benefício para um Planejamento Estratégico de Comunicação?
Como eles podem co-existir de forma que a harmonia de todos, possa contribuir com a criação e aplicação de Campanhas de Marketing de sucesso?
Quando trabalhamos com a estimulação destes sentidos, despertamos seis memórias diferentes:
Memória Visual
Memória Auditiva
Memória Mecânica
Memória Táctil
Memória Olfativa
Memória Degustativa
1 - Comunicação pelo Gosto ou Degustativa (Memória Degustativa) - cuja índice de eficiência é cerca de 1%.
2 - Comunicação pelo Tato ou Táctil (Memória Táctil) - 1,5%
3 - Comunicação pelo Olfato ou Olfativa (Memória Olfativa) - índice de eficiência de 3,5%.
4 - Comunicação pela Visão (Memória Visual) - 75% de eficiência.
5 - Comunicação pela Audição ou Auditiva (Memória Auditiva) - 9%.
Comunicação Táctil pela Escrita (Memória Mecânica) - 10%
7 - Comunicação Escrita (Memória Visual) (*)
8 - Comunicação Gráfica (Memória Visual) - sabe-se que 80% das coisas
que se vê, são captadas por símbolos, desenhos, etc.
9 - Comunicação Visual (Memória Visual) (*)
10 - Comunicação Áudio-Visual (Memória Visual e Auditiva) - 84% de eficiência.
Fonte: UFRGS
Quando conseguimos em qualquer ação de Comunicação estimular a utilização de todas as memórias, temos a possibilidade de conseguir chegar próximos da perfeição comunicativa.
Perfeição é exagero, mas tornando-a meta, chegaremos a um resultado que deve ser além do esperado.
No Marketing Degustativo é possível atender a demanda de qualquer área da Comunicação, trabalhando juntamente com ações de Marketing, Relações Públicas, Comunicação Interna, Eventos e Enogastronomia.
É uma ferramenta de qualidade, inserida no Planejamento de Comunicação da empresa e que fortalece todas as ações de comunicação projetadas ou já desenvolvidas.
A Enogastronomia é um diferencial de sofisticação, que pode ser desenvolvida pela aplicação de vários tipos de degustações (chocolate, azeite, trufas, café e outras), harmonização de vinhos e gastronomia.
Comunicação, vinhos, gastronomia e empresas. Combinação de sucesso para Projetos de Comunicação Corporativa.
Camila de Andrade é Diretora Executiva de Comunicação Corporativa da Consultoria Pórthia - Comunicação Integrada
www.porthia.com.br