O conhecimento e a criatividade no ambiente organizacional em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
10/09/2008
O conhecimento é a base da criatividade, cada pessoa possui um determinado conhecimento, o que permite que a criatividade também seja diferenciada, e então é muito interessante que as organizações saibam quem são seus colaboradores, que idéias podem ser estudadas mais profundamente e como desenvolver condições para que os estudos e pesquisas necessários sejam realizados antes de demonstrar uma idéia.
Algumas pessoas acham que podem retirar idéias do nada, e como resultado obtém o nada, pois não pensam nas variáveis envolvidas, sua fundamentação é baseada em nada e tem a ilusão de que as outras pessoas devem aceitar suas idéias.
Por outro lado existem pessoas que têm uma idéia, colocam-na em um pedaço de papel, pesquisam o assunto, comentam com amigos e colegas, inserem novas variáveis, fazem um planejamento com base em fatos e dados, onde exista a demonstração do interesse de um público-alvo e da viabilidade do projeto.
Desta maneira o conhecimento é respeitado, além de aprender muito ao buscar informações sobre um assunto a pessoa interage com as demais, compartilha um projeto que, se bem estudado, acabará realizado.
Então a criatividade passa a ter um valor diferenciado, um projeto bem elaborado e estudado traz observações que apontam melhorias e mudanças que podem ser aplicadas, construindo um cenário mais próximo do real e que não desperdiça tempo.
Também é interessante notar que as pessoas que têm idéias do nada também acreditam que podem perder tempo, mas se nenhuma pessoa do planeta tem posse do tempo não há como perdê-lo, o que pode ocorrer é aproveitá-lo muito bem ou não.
Talvez um dos maiores desafios das pessoas seja aceitar que existe mais alguém com inteligência, que pode ter idéias originais e que permite o desenvolvimento de soluções ao desenvolver um projeto, principalmente quando o mercado possui um número de concorrentes dedicados e inseridos em um contexto global.
Por Rafael Mauricio Menshhein
10/09/2008
O conhecimento é a base da criatividade, cada pessoa possui um determinado conhecimento, o que permite que a criatividade também seja diferenciada, e então é muito interessante que as organizações saibam quem são seus colaboradores, que idéias podem ser estudadas mais profundamente e como desenvolver condições para que os estudos e pesquisas necessários sejam realizados antes de demonstrar uma idéia.
Algumas pessoas acham que podem retirar idéias do nada, e como resultado obtém o nada, pois não pensam nas variáveis envolvidas, sua fundamentação é baseada em nada e tem a ilusão de que as outras pessoas devem aceitar suas idéias.
Por outro lado existem pessoas que têm uma idéia, colocam-na em um pedaço de papel, pesquisam o assunto, comentam com amigos e colegas, inserem novas variáveis, fazem um planejamento com base em fatos e dados, onde exista a demonstração do interesse de um público-alvo e da viabilidade do projeto.
Desta maneira o conhecimento é respeitado, além de aprender muito ao buscar informações sobre um assunto a pessoa interage com as demais, compartilha um projeto que, se bem estudado, acabará realizado.
Então a criatividade passa a ter um valor diferenciado, um projeto bem elaborado e estudado traz observações que apontam melhorias e mudanças que podem ser aplicadas, construindo um cenário mais próximo do real e que não desperdiça tempo.
Também é interessante notar que as pessoas que têm idéias do nada também acreditam que podem perder tempo, mas se nenhuma pessoa do planeta tem posse do tempo não há como perdê-lo, o que pode ocorrer é aproveitá-lo muito bem ou não.
Talvez um dos maiores desafios das pessoas seja aceitar que existe mais alguém com inteligência, que pode ter idéias originais e que permite o desenvolvimento de soluções ao desenvolver um projeto, principalmente quando o mercado possui um número de concorrentes dedicados e inseridos em um contexto global.