Consciência Ambiental em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
14/03/2007
Dentro do Marketing existem conceitos que estão intimamente ligados, que
seu equilíbrio permite o sucesso de uma organização no mercado e dá ao
consumidor a oportunidade de perceber claramente o Valor do produto ou
serviço.
Da mesma forma em que os 4 P´s são para a empresa seu composto
mercadológico, agora anexando-se um quinto P, de pessoas, pode-se dizer
que os 4 C´s podem usar um conceito similar para introduzir um novo C.
Com o conhecimento cada vez maior dos consumidores, a percepção das
ações das organizações estão mais visíveis, e com o aumento da
preocupação com o meio ambiente há uma busca por adquirir produtos ou
serviços ecologicamente corretos.
Diante de vários fatores que levam empresas a buscar produzir de forma a
poluir menos, acaba por destacar-se a consciência ambiental, como um
novo C ligado ao consumidor.
Esta consciência, ainda em crescimento, pode ser interpretada como o
desejo das pessoas em não fazer parte de algo que acabe por destruir o
ambiente a sua volta, é uma necessidade de viver em um local por um
período de tempo indeterminado.
Atualmente procuram-se produtos combustíveis para substituir o petróleo,
como:
O álcool;
Eletricidade;
Energia solar;
O próprio ar.
Com esta preocupação por poluir menos, a consciência acaba tornando-se
parte vital para que as organizações permaneçam atuando no mercado, a
exigência focada neste quesito é muito maior hoje e tende a crescer
intensamente.
Enquanto várias organizações ainda não preocupam-se com este ponto,
pode-se perceber o direcionamento de inúmeras empresas em busca de
soluções que proporcionem ao consumidor a percepção real dos cuidados
das organizações, apontando soluções como:
Reciclagem: todos os produtos passam a ser produzidos com o intuito de
reaproveitamento de peças e componentes, percebido e usado há mais tempo
com o papel;
Produtos naturais: produtos químicos acabam substituídos por outros de
mesmo uso, coletados em plantas e que retornam à natureza sem causar
danos.
A vantagem de reconhecer essa consciência como um novo C é compreender
que o consumidor definirá qual empresa permanecerá no mercado, com todos
os atributos de seus produtos voltados para um mercado verde, ou seja,
ambientalmente correto.
Essa consciência ambiental deve ser incorporada por todos os
colaboradores da organização, especialmente porque os stake holders
dependem diretamente do sucesso de uma empresa no mercado.