Criatividade: a Linguagem do Universo
Por Carlos Hilsdorf
23/01/2009


Denominamos criatividade o ato de originar, materializar, criar. Criatividade está ligada à ação. Deus disse: "Faça-se a luz" e ela se originou. Assim, notamos que criatividade é uma ação interior que produz conseqüências exteriores.

Criatividade é por natureza a linguagem do universo, que está em constante criação e recriação; até mesmo o princípio de Lavoisier, de que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, ratifica esta definição. Quando o cientista disse "nada se cria", ele evidenciava que aquilo que toma forma, que se materializa é apenas uma modificação de uma energia já existente e criadora: o pensamento. Tudo o que existe: este site , este artigo, nossas roupas, equipamentos, etc, foi primeiro pensado, imaginado e depois materializado através de uma particular forma de criatividade.

Nós, seres humanos, somos naturalmente criativos. Nós criamos o tempo todo. A grande pergunta é: estamos criando de maneira benéfica a nós e ao mundo?

Tudo o que faz parte da nossa natureza precisa ser educado para que nos seja benéfico: nossa vontade precisa ser educada, nosso pensamento, nossas atitudes, nossos instintos, nossas emoções, nossos sentimentos; caso contrário não podemos utilizar nenhuma delas em nosso benefício, pois não basta possuir algo é preciso saber utilizá-lo.

A questão não está em ser mais ou menos criativo - e isto vale tanto para o campo profissional quanto para o pessoal -, mas na direção que damos à nossa criatividade, e se conseguimos transformá-la em inovação, um tipo particular de criação que agrega valor e materializa lucros!

Como dizia Maslow "A criatividade básica vem do inconsciente é algo herdado por todo o ser humano". T ornar consciente o domínio dos mecanismos que libertam a força criadora e aprender a utilizá-la em benefício próprio e dos demais, isso requer aprendizado, teoria, técnica e prática; necessita ser exercitado.

O retorno que obtermos na vida profissional e pessoal, não vem do conhecimento, mas do uso que fazemos dele!

Precisamos buscar conhecimento relevante, que permita transformar nossas potencialidades em habilidades e estas em competências.

Recentemente tive o privilégio de realizar a conferência de abertura de um dos maiores fóruns de criatividade do mundo, o Fórum Internacional do Processo Criativo, realizado pela Fundação Brasil Criativo, que reuniu alguns dos maiores pensadores nacionais e internacionais sobre o tema da criatividade. Este evento, realizado com brilhantismo sob os cuidados do meu amigo Professor Sebastião Fernando Vianna é um exemplo de que podemos trabalhar este incrível potencial humano da Criatividade para tornar consciente a sua utilização.

"O indivíduo que realmente se interessa por idéias deseja coletá-las de todas as fontes disponíveis e testá-las de todas as formas possíveis".

Mary I. Bunting
Criatividade é a linguagem do universo, e como toda linguagem deve ser aprendida em profundidade, a ponto de tornar-se acessível como manifestação da nossa própria natureza.

Para que isso aconteça é preciso trabalhar, estudar, aprender, desaprender e aprender de novo num eterno fluxo e refluxo que caracterizam tudo o que é vivo.

Dedique-se a aprender mais sobre a linguagem do universo, precisamos de um Brasil Criativo e realizado.

Carlos Hilsdorf

Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br