Decisão de nome de marca em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
21/12/2006
Escolher um nome para uma Marca é um desafio para os profissionais
de Marketing, são inúmeras possibilidades, mas a Marca representa a
personalidade do produto, a que público-alvo está direcionando o
produto, qual é o consumidor perfeito para o produto da empresa etc.
Muito mais do que simplesmente dar um nome, é vital que passe pela
mente dos profissionais de Marketing aquilo que seu consumidor
deseja, caso contrário todo o planejamento perde-se, pois não há uma
identificação imediata do produto com seu consumidor.
As empresas devem estar atentas ao mercado, dependendo da sua
especialidade os nomes dos produtos devem acompanhar a mesma
trajetória, Marcas de roupas e acessórios esportivos devem ter uma
imagem arrojada, jovem e que identifique-se com o consumidor, carros
de luxo também têm o seu apelo, elegância, status e representam a
personalidade do dono.
As estratégias que podem ser usadas para dar um nome a uma Marca são
quatro:
Nomes individuais: uma grande vantagem da estratégia de nomes
individuais é que a empresa não associa sua reputação à do produto,
se o produto fracassa ou parece ter baixa qualidade, o nome e a
imagem da empresa não são afetados, a estratégia permite que a
empresa busque o melhor nome para cada novo produto;
Nomes de família: um nome de família abrangente apresenta vantagens,
como o custo de desenvolvimento ser menor, porque não há necessidade
de Pesquisa de “nome” nem de pesados gastos com Propaganda para
criar o reconhecimento do nome de Marca, além disso, é bem provável
que as vendas do novo produto sejam boas, se o nome do fabricante é
bom;
Nomes de famílias separados: quando uma empresa fabrica produtos bem
diferentes, não é desejável usar um nome de família abrangente, as
empresas normalmente inventam diferentes nomes de família para
linhas de qualidade diferente, dentro da mesma classe de produto;
Nome comercial da empresa combinado com diferentes nomes de
produtos: alguns fabricantes associam o nome de sua empresa a um
nome de Marca para cada produto, o nome da empresa legitima o novo
produto e o nome individual o identifica.
Uma vez que a empresa decide sua estratégia de nome de Marca, ela
deve escolher um nome de Marca específico, empresa pode escolher um
nome relacionado:
A uma pessoa;
A uma localidade;
À qualidade;
A um estilo de vida;
Ou então inventar um nome artificial.
Entre as qualidade desejáveis para um nome de Marca estão:
Deve sugerir algo a respeito dos benefícios do produto;
Deve sugerir as qualidades do produto, como uma ação ou cor;
Deve ser fácil de pronunciar, de reconhecer e de lembrar, nomes
curtos ajudam;
Deve ser inconfundível;
Não deve representar significados negativos em outros países e
línguas.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª
Edição, 2004.