Desenvolvimento de
Competências
Por Wagner Herrera
01/11/2006
Por desenvolvimento de competências entende-se a
estruturação do conjunto de saberes necessários a
qualquer indivíduo ou grupamento humano que
promovam-no a um degrau superior no desempenho de
suas funções. Este conjunto de saberes é estruturado
no conhecimento, nas habilidades e atitudes exigidas
na execução das atividades que se espere um
desempenho maior em qualquer campo do conhecimento
humano.
Por agrupamento humano entende-se indivíduos com
vínculos culturais peculiares (idioma, religião,
condição social, geográfica ou política, etc.), cuja
dimensão vai desde um continente até uma simples
comunidade.
Não é novidade o sucesso de clusters (aglomeração
geográfica de empresas interconectadas de segmentos
específicos e/ou correlatos) ou APL’s (Arranjo
Produtivo Locais) desenvolvidos em muitas regiões ou
cidades de nosso país pelo desenvolvimento de
competências de seus participantes, que os tornam
diferenciados no cenário competitivo local ou
regional. Essas organizações, e aqui utilizo a
acepção no sentido lato do termo: “reunião de meios
para atingir um fim (produção de produtos /
serviços)” que tenham: a) Utilidade: no atendimento
às necessidades sociais do ambiente de atuação
(externo e interno); b) Legalidade: criação e
atuação validadas pelos agentes oficiais reguladores
das atividades no seu segmento de inserção ambiental
e c) Legitimidade: reconhecimento por parte da
sociedade de sua função e atuação no atendimento das
necessidades das clientelas.
O desenvolvimento de competências é orientado pelos
pontos fracos que se deseje superar e oportunidades
do ambiente concorrencial que queira se aproveitar.
Isto pode ser aplicado para organizações de qualquer
setor da atividade humana, incluído o governo,
organizações assistenciais (ONG’s e OSCIP’s) e até
cidades, bairros e comunidades. O desenvolvimento de
competências passa pela leitura (levantamento e
análise do contexto), elaboração do plano de
intenções, mapeamento das competências (desejáveis X
instaladas), orientações e implementação das ações.
A filosofia de Kaplan e Norton – criadores de
metodologia Balanced Scorecard, prega a importância
da aprendizagem como capacitora dos processos
necessários ao desenvolvimento de produtos e
serviços de excelência que atraiam e criem
satisfação para os clientes na busquem resultados
que atinjam os objetivos e metas da organização. A
aprendizagem esta na origem, no centro e no
atingimento do desenvolvimento de competências,
posto que os indivíduos só alçem patamares
superiores quando se capacitam no que é desejado
dele pela organização.
Muitas cidades e bairros desenvolveram competências
ou aproveitaram competências já instaladas ou
naturais para atrair turistas ou negócios. Estas
competências baseiam-se em atrativos existentes
(histórico, artístico, arquitetônico,
termal-climático, beleza natural, lazer, diversão,
etc.) ou desenvolvidos (pólos industriais /
comerciais, festivais, feiras, urbanização, etc.).
Para as comunidades ocorre de igual teor, porém é
importante conseguir representatividade junto à
sociedade na qual está inserida. A criação de órgãos
representativos como associações de amigos de bairro
incute um senso de união, participação e
comprometimento nos habitantes como uma “cola” que
os mantém unidos em torno de uma causa comum, se
orgulhem e defendam os interesses comunitários
protegendo e promovendo seus pares. Assim é que
muitas comunidades têm suas escola de samba, time de
futebol, etc. como um pendão com que se identifiquem
e se orgulhem. A criação de centros de artesanato
(pintura, costura, bordado, etc.), reciclagem de
materiais descartados, alimentação, serviços, etc.
que gere renda para a comunidade e melhora da
qualidade de vida geral. Isto pode ser facilitado
com a organização em grupamentos a partir de centros
comunitários (igrejas, clubes, agremiações, etc.).
Estas iniciativas podem partir de várias fontes como
Secretarias de Promoção Social, ONG’s, empresas
locais, iniciativa da própria comunidade, etc.,
sendo muito importante que se fomente tais
empreendimentos em beneficio dos menos favorecidos.
Wagner Herrera é Graduado em Ciência da Computação e
Engenharia de Producao na Universidade Mackenzie
(SP) e pós-graduação em Administração Estratégica no
IESC- Instituto de Ensino Superior Camões (Ctba-PR)