Disciplina em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
13/01/2007
Dentro do Marketing a disciplina é essencial, faz parte de toda a
Filosofia por trás das estratégias e planejamentos, deve ser parte
da pessoas envolvidas em cada uma das áreas da organização e trazer
benefícios, além de facilitar a criação e execução de projetos.
As práticas usadas em Marketing, também em outras áreas, sempre
devem seguir processos e padrões, por mais que a flexibilidade seja
uma vantagem, deve-se ter uma linha a seguir, para evitar a perda do
foco.
Muito do que é feito para o consumidor é fruto de Pesquisa &
Desenvolvimento, são coletas de dados, busca por soluções para o
cliente, entregar o melhor produto ou serviço, e sem disciplina
nenhuma das áreas envolvidas pode fazer com que os desejos e
necessidades sejam satisfeitos.
Em Marketing a disciplina tem um peso muito maior, são estudos
dedicados, Pesquisas realizadas e que vêm a validar a teoria.
Construir uma campanha de Marketing inteiramente nova é saber que
todo o processo deve ter um início, meio e fim, todas as coisas são
assim, mas em Marketing um simples planejamento feito sem ordem
acaba levando ao fracasso.
Diante das ferramentas disponíveis hoje, pode-se realizar Pesquisas
sem que o consumidor saiba, sites de relacionamentos são assim,
páginas de busca, elementos como os cookies também são usados para
realizar Pesquisas e auxiliam no Desenvolvimento de soluções cada
vez melhores para o consumidor.
Não é apenas na Internet que Pesquisas são realizadas de forma
camuflada, algumas empresas realizam Pesquisas “secretas” com
setores envolvidos diretamente com o consumidor, normalmente
contratam pessoas para que verifiquem o atendimento ao consumidor de
um vendedor de uma loja ou como é o atendimento do SAC da empresa.
Todo esse processo foi criado para que haja disciplina em cada uma
das áreas da organização, especialmente àquelas onde há o contato
direto com o cliente, o atendimento deve ter a mesma qualidade, seja
um cliente A ou B.
O Marketing tem seus fundamentos em muita Pesquisa, são coletas de
dados feitas para que nada fuja aos olhos do profissional de
Marketing e deixe espaço para que a concorrência acabe tomando seus
consumidores.
Essa disciplina, iniciada com a coleta de dados, transformação em
Informação etc., é uma virtude dentro das organizações, facilita o
processo de criação, compreensão do que é visto como foco por toda a
organização e traz uma base muito mais sólida para o lançamento de
qualquer produto.
Conhecer o mercado exige dedicação e disciplina, requer muito
trabalho e rende frutos aos que conseguem ter organização, mesmo que
para o consumidor nada disso seja importante a não ser os produtos e
serviços das empresas.