Distribuição em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
19/01/2007
Atualmente o ponto mais visível aos olhos do consumidor e que dá
visibilidade ao produto, à Marca e a empresa é a Distribuição.
Muitos podem imaginar que Marketing é Propaganda, por
desconhecimento da ciência e até mesmo pela imagem criada por
profissionais completamente despreparados e sem a menor condição de
atuar na área.
A Distribuição é tão importante, atualmente, quanto produzir,
divulgar e compreender o mercado, é um dos fundamentos que mais
trazem ao consumidor a satisfação por adquirir um produto de certa
Marca.
As empresas estão cada vez mais especializando-se em Distribuição,
não somente a Logística como alguns poderiam imaginar, mas todos os
componentes que envolvem os estudos dessa área tão importante, como:
Maior consumo: a sazonalidade é um dos fatores que pesam nas
decisões tomadas para que a rede de Distribuição seja montada;
Setores mais importantes: algumas empresas têm peso maior na cadeia
de Distribuição, nada mais natural que valorizar os melhores
clientes:
Organização: rotas bem estruturadas, meios de transporte adequados,
horários bem formulados podem colaborar para todo o fluxo criado
pela Distribuição;
Clientes: devem estar classificados por setor, tamanho, volume etc.,
para que haja um planejamento bem elaborado e que traga a
fidelização e formação de parceiras duradouras;
Armazenagem: não basta apenas levar e trazer (simplificando o termo
Distribuição), é necessário ter condições adequadas para
transportar, movimentar, estocar e muitas outras variáveis
necessárias para cada produto;
Transporte: muito mais do que levar e trazer, cabe ao transporte
entregar aos clientes o produto, fazer com que a empresa ganhe
confiança de seus parceiros, desde os fornecedores até o ponto de
venda mais próximo do consumidor, é um dos momentos que mais podem
gerar vantagens a empresa, quando feito rapidamente, de maneira
eficiente e sem prejudicar a cadeia envolvida em Distribuição.
Para algumas pessoas o simples fato de colocar na prateleira um
produto é responsabilidade dos pontos de venda, mas elas não
conhecem todos os fatores que envolvem, as variáveis que levam a
estudar cada vez mais a Distribuição, não como o ponto final do
Marketing, mas um dos elos que mais favorecem as organizações e às
levam ao sucesso no mercado.
É natural que muitas empresas ainda não dêem o Valor à Distribuição,
mas como exemplo pode-se citar a Coca-Cola, em qualquer lugar o seu
produto mais famoso, que leva o mesmo nome da empresa é encontrado
em todos os locais, independente da sua localização, tamanho e
consumo.
Quando as organizações compreenderem melhor o que é Marketing,
poderão alcançar o sucesso mais facilmente, enquanto isso deixam seu
destino nas mãos do mercado e da concorrência.