Os efeitos da comunicação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/07/2007
Novos desafios necessitam de pessoas preparadas, de equipes bem
entrosadas e que tenham um relacionamento a altura do resultado de
seu trabalho, mas sempre há um fator que pode determinar o sucesso
de uma nova campanha, e que traz consigo muito mais do que meras
palavras, a comunicação pode ser a linha tênue que separa o seu
produto dos concorrentes.
Diariamente os consumidores recebem diversas formas de comunicação,
gerando volumes de informação que só é realmente percebida se o
consumidor estiver a procura do produto ou serviço.
Diante do grande trabalho que os concorrentes podem realizar, você
sempre está disposto a coletar mais dados, transformá-los em idéias
e desenvolver com sua equipe um projeto, o que é resultado de uma
comunicação simples e eficaz, que gera muito mais conhecimento e
agrega mais valor aos produtos.
A comunicação existe para aproximar o consumidor dos seus desejos,
dentro das organizações não é diferente, pois todos trabalham para
alcançar o sucesso, mas que em alguns casos é atrapalhado pela
comunicação unilateral ou inexistente.
Utilizar corretamente a comunicação para desenvolver novos projetos,
seja para um produto ou serviço, requer conhecimento e atenção ao
que realmente é desejado, mas que em certos momentos pode causar
confusão dentro das equipes, pois nem sempre a linguagem utilizada é
a mesma, e isto dificulta a troca de idéias, o aprimoramento e
execução de projetos.
Sem uma boa comunicação a organização deixa de notar os detalhes do
projeto, do planejamento que foi elaborado e do que as pessoas têm
em mente, logicamente há momentos em que a comunicação poderá
determinar que aquele produto ou serviço não seja ofertado.
Em certo momento você pode pensar que a idéia e o projeto estão
muito bem estruturados, que todas as variáveis foram estudadas
corretamente, mas que durante a pesquisa acabou esquecendo de
coletar um dado muito importante e que dá o aval para colocar em
prática tudo o que foi criado, da mesma forma existem projetos que
acabam aprovados e o resultado não é satisfatório, principalmente
porque na pesquisa houve uma falha na elaboração das questões a
serem abordadas ou as devidas informações não foram passadas às
pessoas entrevistadas.
Como você pode perceber uma simples palavra pode mudar todo o
contexto, agregar ou subtrair, o que comprova que mesmo com uma boa
comunicação sempre há um pequeno ruído que interfere diretamente no
resultado, mas ainda assim sempre que uma comunicação for bem
executada pode-se perceber que o receptor pode ter algumas dúvidas,
e que o mais importante é sempre estar disposto a ouvir as críticas,
positivas ou negativas, para que todos ganhem conjuntamente.
A comunicação é uma das ferramentas mais utilizadas pelo ser humano,
faz parte do dia a dia e você sempre está passando uma mensagem,
seja ela verbal, corporal ou escrita.