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Empresas, ciclos e aprendizado em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/12/2007


A satisfação do consumidor dependerá da sua percepção, ligada diretamente ao produto ou serviço, tendo a base para avaliação a comparação com os concorrentes, assim como as informações obtidas por ele por meio das próprias organizações, pesquisas ou amigos.

Houve um tempo em que o consumidor foi percebido como conhecedor profundo e exigente, mas esta novidade já deveria ter sido superada pelas organizações, o que não aconteceu por não entenderem realmente o que devem fazer no mercado.

Da mesma forma era possível perceber que as empresas que mais se aproximaram dos clientes obtiveram resultados melhores, o que não significa êxito.

Então surgem questões que ainda não são compreendidas pelas empresas, talvez seja necessário que muitas desapareçam para que o mercado seja entendido, o que é uma péssima notícia para muitas pessoas.

Também é engraçado verificar que muitas empresas não aprendem com seus equívocos, deixam de fazer o básico e ainda assim tendem a colocar a culpa no mercado, em seus concorrentes ou na exigência excessiva dos consumidores.

Diante da incapacidade de enxergar o que a própria empresa deixa de fazer de correto, muitas vezes a culpa é repassada, como se o mercado fosse uma brincadeira onde não há motivos para assumir responsabilidades e atender adequadamente os desejos do cliente.

Só que o mercado acaba cobrando um alto preço em pouco tempo, pois o espaço acaba limitado a três modalidades de empresas, as maiores, as pioneiras e as melhores, e se a sua empresa não se encaixa em um destes conceitos é provável que em breve ela tenha que tomar uma decisão que já deveria ter tomado há muito tempo, criando o seu próprio mercado e informando aos outros qual é a sua posição.

Mas, além de aprender como interagir com o mercado, a empresa deve voltar seu foco para o cliente, criar um relacionamento é essencial e muitas vezes as organizações se esquecem de regras simples como a do princípio de Pareto.

Outra característica interessante que povoou a mente de muitas pessoas era a impossibilidade de uma empresa desaparecer, como se os tempos e a evolução não existissem, criando mitos de que certas empresas jamais deixarão de existir, mas não é assim e muitas já se reinventaram ao longo de sua existência.

Todas as empresas irão desaparecer, algumas mais cedo outras aprenderão e aumentarão a sua vida no mercado, mesmo que necessitem deixar de lado o produto ou serviço em que um dia foram referência para a concorrência.

Ao mesmo tempo em que uma empresa deixa de existir, outra a substituirá, oferecendo produtos e serviços melhores, atendendo aos desejos do consumidor e procurando melhorar continuamente, até que seu ciclo se encerre ou haja uma mudança profunda.

Todos os riscos que envolvem o mercado podem permitir o êxito de uma organização, basta que estas empresas aprendam a enxergar as oportunidades, criem uma base de informações realmente úteis e possam compreender que um dia acabarão desaparecendo ou mudando.


 


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