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Empresas e o autoconhecimento em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
27/11/2007

Prestar atenção aos desejos dos consumidores é muito importante para todas as organizações, levando em conta que a satisfação destes desejos, e conseqüentemente dos clientes, faz com que a empresa tenha uma imagem melhor quando confrontada com seus concorrentes, mas nem só a imagem pode garantir que a empresa permaneça no mercado, existem muitos fatores que colaboram para que o consumidor tenha uma percepção mais apurada da empresa, bem como de seus produtos e serviços.

Ter sua imagem valorizada no mercado é um ponto positivo a ser ressaltado, mas nem sempre a imagem torna possível sustentar a excelência, pois diversos fatores influenciam diretamente a organização, passando pelos colaboradores e chegando aos concorrentes.

É possível notar que muitas organizações sentem medo da concorrência, mas muitas aproveitam que há esta concorrência para melhorar a si própria, desenvolver seus colaboradores e ofertam os melhores produtos aos consumidores.

Diante das escolhas oferecidas aos consumidores há um caminho a ser traçado antes de tomar decisões precipitadas, assim como o cliente sempre procura o melhor produto ou serviço, a empresa deve trazer para si o melhor fornecedor com o qual pode contar naquele momento e atender os clientes adequadamente.

O atendimento pode ser o calcanhar de Aquiles de algumas organizações que esquecem de ouvir seus clientes, deixam de pesquisar o mercado e tomar a concorrência que melhora a cada dia como um referencial e então buscar soluções que dêem vantagens competitivas com relação às demais organizações do mercado.

Com o passar do tempo é possível melhorar os produtos e serviços, sempre ouvindo os clientes e procurando ofertar os melhores produtos, mas nem todas as empresas não elaboram planejamentos, deixam de conhecer seu próprio negócio e os concorrentes.

Talvez o maior desafio para algumas empresas seja realmente conhecer a si própria, procurar ser referência em um determinado mercado e atendê-lo, sem deixar de lado a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços, pois tudo sempre pode ser melhorado.

Outro ponto que interfere diretamente na avaliação da imagem de muitas empresas é a qualidade de seus produtos, e muitas organizações não compreendem a importância de se ouvir os consumidores e descobrir o que estes clientes podem dizer sobre a qualidade de seus produtos, auxiliando assim a organização a melhorar constantemente.

Todas as organizações devem nascer com o intuito de melhorar seus produtos e serviços ao longo de suas vidas, mas para isso é necessário conhecer o negócio, ter a noção exata da empresa como um todo e investir sempre que possível, tomando como exemplo as melhores empresas do mercado.


 


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