Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 

As Empresas e os Animais
Por Professor Martins
29/11/2010

Todo verão eu ministro um seminário de Antropologia Empresarial para os alunos do curso de doutorado da Harvard Business School. Este ano propus para o professor Billings da Harvard Veterinarian School, que na mesma época ministra um seminário de Administração de Negócios Pecuários, um estudo conjunto bastante ousado. Os alunos de administração pensariam nas suas empresas e tentariam relacionar os personagens das empresas com figuras do mundo animal. Já os alunos do Dr. Billings partiriam de sua experiência no campo para relacioná-las com componentes de empresas.
Ao final do estudo comparamos os resultados e chegamos a conclusões bem semelhantes. Os cavalos e touros foram associados à área de produção devido à sua energia. Os cães foram associados ao pessoal de administração devido á sua inteligência e fidelidade. Os papagaios foram associados ao pessoal de marketing por serem loquazes. Os estudantes foram longe e acabaram criando associações também para figuras negativas como cobras, bichos-preguiça, parasitas, tubarões, etc.
Nós humanos somos o topo de uma escala de evolução que passa por todas as espécies animais, e guardamos resquícios de todas elas, cada individuo herdando características mais acentuadas de cada espécie, como ensinava Charles Darwin, cujo bicentenário de nascimento inspirou este estudo.
Este modo não convencional de ver o universo ajudo u os alunos tanto de uma área como da outra a compreender melhor suas realidades. As inúmeras cartas de elogio resultantes da publicação do artigo "Companies and Farms" na Harvard Business Review motivou que eu e Dr. Billings planejassemos um novo estudo para o próximo verão comparando a cadeia de produção do mundo dos negócios com a cadeia alimentar do mundo animal.
Pense nisso!
Sucesso!


Prof. Martins, PhD


 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade