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As empresas e os detalhes em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
19/12/2007

Estudar o mercado, em especial os consumidores, faz com que a organização encontre as oportunidades ao mesmo tempo em que desenvolve pesquisas para ofertar ao cliente o melhor produto, adequando da melhor forma todos os processos de produção, criando a comunicação e, mesmo assim, prosseguindo com seus estudos.

Sem conhecer seu consumidor não há como atendê-lo, então o simples ato de ouvi-lo faz muita diferença, quando o concorrente não o faz.

Então é percebida a necessidade de estar sempre atualizando as informações sobre o consumidor, sobre os concorrentes e sobre a própria organização, aprimorando as estratégias e descobrindo o que pode ser melhorado, umas vez que tudo o que é feito por uma empresa pode e deve melhorar ao longo do tempo.

Mas além da melhoria contínua há muito o que se estudar e desenvolver, é necessário criar uma cadeia de valor, o que não acontece da noite para o dia, mas que demonstra a preocupação em estar sempre à frente da concorrência, o que é uma necessidade de todas as organizações.

Ao estruturar a cadeia de valor a organização deve ter realizado a melhoria interna, o que implica em oferecer o melhor para que seus colaboradores sintam-se valorizados.

O que leva a notar que toda esta mudança é um fruto que se inicia dentro da organização, após a elaboração de um planejamento e que permite criar indicadores de desempenho.

Só que se a empresa já possui indicadores não há razão para mudá-los, pois a mudança para outro padrão faz com que nada mais tenha referência se melhorou ou não, então não há mais a necessidade de olhar para os números anteriores, o que prejudica toda a estrutura da organização.

Cada indicador tem sua finalidade, deve medir o primordial, fazer o diferencial na linha de produção ou prestação de serviços ganhar mais valor, também serve para medir as campanhas realizadas, e ao usar um indicador para medir as tarefas e ações mais importantes, a organização acaba conhecendo melhor a si própria.

Diante de todos os estudos que são realizados é natural que haja uma dificuldade em relacionar diferentes aspectos em um mesmo grupo, mas cada ação dentro da empresa influencia diretamente as demais, pois a produção, seja de um produto, seja de um serviço, requer etapas que são interligadas, do início do processo até seu final, ganhando também uma nova etapa que é o pós-venda.

Então muitas empresas deixam de prestar atenção ao detalhe que faz toda a diferença nos dias de hoje para o seu negócio, o que leva a perceber que se um pedido for realizado de maneira diferente não será atendido, porque a empresa não está preparada para atender aos desejos do consumidor, mas sim para produzir e nada mais.

Com a grande oferta de soluções é bem provável que o cliente não procure mais a sua empresa, que vá para os concorrentes e seja atendido, porque o concorrente ouve o consumidor e entrega o que foi solicitado na forma de um desejo.

Outro ponto interessante é que uma boa parte das empresas ainda não descobriu que sem os clientes não pode se manter no mercado, o que parece engraçado e é real, pois para estas organizações o cliente é apenas um detalhe.

A melhor forma de uma empresa conquistar e fidelizar clientes é olhar para si própria e perceber que a empresa é um cliente, que suas ações só terão resultados quando o consumidor que existe na organização for valorizado e que todas as suas ações estão interligadas sempre.


 


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