Estratégia Empresarial Realidade ou Utopia?
Por Leonardo Aureliano da Silva
09/01/2011

O conceito de estratégia saiu de dentro dos quartéis militares e adentrou as universidades como disciplina do Curso de Administração. No mundo empresarial, não foi diferente passou a fazer parte do jargão da maioria dos executivos de grandes corporações e tornou-se sinônimo de ações empresariais.

Apesar de muitos esforços para definir esse conceito e torná-lo uma realidade efetiva e constante, a percepção dos colaboradores de diferentes níveis hierárquicos ainda é muito superficial.

A estratégia vai muito além de definir os “meios” para se atingir os fins. Estratégia empresarial exige comunicação clara, deve ser objetiva e acima de tudo prática. Em relação à comunicação clara, significa esclarecer e conscientizar todos os envolvidos nesse processo a importância de seguir o “caminho” traçado para alcançar de forma eficiente os objetivos propostos. Quanto à objetividade, deve ser expressa em poucas palavras de modo que reflita rapidamente o que deve ser feito. E finalmente, uma estratégia deve ser prática.

Isso significa que a organização deve ter capacidade tecnológica e colaboradores preparados para a execução. O paradigma de dividir a estratégia empresarial em níveis estratégico, tático e operacional, pode ser superado pelo conceito de Estratégia Holística Empresarial.

Conforme afirma Vasconcelos Filho, “administrar estrategicamente é permear, em todos os níveis de organização, a consciência de que a empresa deve viver em função de um pensamento maior, estratégico, e não em função de negócios isolados, de oportunidades”. Portanto, a estratégia empresarial não pode ser utópica ou privilégio de poucos cargos.

Deve ser viva e eficaz da presidência ao operacional o que faz justificar aquele ditado que muitos de nós conhecemos.....“Se a cabeça não é boa... o corpo todo padece!”

Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas;Especialista em Administração de Marketing;Pesquisador em marketing e estratégias de marketing;Mestrando em Administração - UNINOVE;Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE; Leciono disciplinas relacionadas à Administração e Marketing;Atuei em Empresas do Setor Bancário e Securitário.mkt_academico@yahoo.com.br