Os estudos de
mercado envolvendo Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
08/06/2007
Analisar o mercado é uma das formas de encontrar novas oportunidades, descobrir nichos de mercado não atendidos e até mesmo ofertar seus produtos com diferenciais.
Diante da concorrência muitas organizações buscam mercados já saturados, tentando encontrar seu espaço e apenas dividindo o número de consumidores, reduzindo os lucros e as chances de sobreviver.
Um dos motivos que levam a entrar em um mercado já saturado é a falta de conhecimento do próprio mercado, realizar pesquisas fica em segundo plano e a organização é voltada somente para a produção, deixando de lado:
Diferenciação dos produtos;
A compreensão real da importância do atendimento;
Pesquisar o que o consumidor deseja;
Que oportunidades existem;
Como distribuir adequadamente;
Quais são os ciclos de vida;
Como a concorrência pode reagir.
Um dos fatores que leva ao sucesso é estudar constantemente o mercado, aprender com as outras organizações e perceber como melhorar continuamente todos os processos dentro da organização.
Também existem outros fatores que interferem diretamente no sucesso das organizações, como:
Planejamento;
Pesquisa;
Conhecimento;
Visão;
Cultura;
Auto aprendizado organizacional;
Integração.
Como a competição entre as organizações tornou-se global, percebe-se que o modo de lidar com a concorrência é completamente diferente, sempre há o que melhorar, seja em seus produtos ou serviços, em áreas de produção, de comunicação, reduzir custos de forma inteligente, fidelizar consumidores e permitir que novas oportunidades sejam percebidas constantemente.
Enquanto a organização puder pensar há uma grande oportunidade de sobreviver e ampliar seu ciclo de vida no mercado, evoluindo e acompanhando os desejos dos consumidores.
Por Rafael Mauricio Menshhein
08/06/2007
Analisar o mercado é uma das formas de encontrar novas oportunidades, descobrir nichos de mercado não atendidos e até mesmo ofertar seus produtos com diferenciais.
Diante da concorrência muitas organizações buscam mercados já saturados, tentando encontrar seu espaço e apenas dividindo o número de consumidores, reduzindo os lucros e as chances de sobreviver.
Um dos motivos que levam a entrar em um mercado já saturado é a falta de conhecimento do próprio mercado, realizar pesquisas fica em segundo plano e a organização é voltada somente para a produção, deixando de lado:
Diferenciação dos produtos;
A compreensão real da importância do atendimento;
Pesquisar o que o consumidor deseja;
Que oportunidades existem;
Como distribuir adequadamente;
Quais são os ciclos de vida;
Como a concorrência pode reagir.
Um dos fatores que leva ao sucesso é estudar constantemente o mercado, aprender com as outras organizações e perceber como melhorar continuamente todos os processos dentro da organização.
Também existem outros fatores que interferem diretamente no sucesso das organizações, como:
Planejamento;
Pesquisa;
Conhecimento;
Visão;
Cultura;
Auto aprendizado organizacional;
Integração.
Como a competição entre as organizações tornou-se global, percebe-se que o modo de lidar com a concorrência é completamente diferente, sempre há o que melhorar, seja em seus produtos ou serviços, em áreas de produção, de comunicação, reduzir custos de forma inteligente, fidelizar consumidores e permitir que novas oportunidades sejam percebidas constantemente.
Enquanto a organização puder pensar há uma grande oportunidade de sobreviver e ampliar seu ciclo de vida no mercado, evoluindo e acompanhando os desejos dos consumidores.