Estudos de variáveis em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/10/2007

Quando as organizações conseguem aprofundar o conhecimento sobre si e sobre os ambientes, aos quais estão inseridas, é possível entender como estão seus pontos fortes e fracos, quais são as oportunidades e ameaças que são encontradas no mercado.
No decorrer de uma elaboração de planejamento é possível entender melhor qual é a real situação de uma empresa, pois toda organização sempre deve buscar a melhoria contínua em todos os aspectos, não somente na oferta de produtos e serviços, então é natural que façam pesquisas e utilizem os indicadores para medir o que está funcionando adequadamente e o que precisa ser melhorado.
Mas nem todas as organizações podem estabelecer planejamentos adequadamente se não conhecem a si próprias, nem mesmo o que acontece fora de suas paredes.
Então é natural que aquelas empresas onde não há planejamento também não exista um conhecimento muito profundo sobre sua história, seu atual momento no mercado e o que será feito para, no mínimo, manter sua condição atual de mercado em um futuro próximo.
Uma das grandes dificuldades das organizações que não planejam é vislumbrar as oportunidades, da mesma maneira estas organizações podem nem conhecer seus pontos fortes e deixam escapar ótimas chances de melhorar ao longo de sua vida.
E até mesmo aquelas que conhecem, muito bem, seus pontos fortes e encontram oportunidades não conseguem o êxito no mercado sem saber quais são os pontos em que precisam melhorar, seus pontos fracos, e também não enxergam as ameaças que estão próximas de tomar-lhes espaço no mercado.
Em certos momentos as próprias empresas se perguntam o que fazer quando encontram uma oportunidade e que seu ponto mais forte é exatamente aquele que permite aproveitar a chance, talvez por não ter planejado ações anteriormente, talvez por não terem pesquisado o mercado e saber a aceitação do produto.
Ainda assim é comum encontrar empresas que baseiam suas ações somente nos pontos em que são melhores que seus concorrentes sem se preocupar e reduzir os pontos fracos, e a concorrência aproveita esta brecha para ocupar mais uma fatia de mercado.
Talvez seja necessário que as organizações compreendam o quanto cada um dos itens, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, estão ligados diretamente e influenciam o desempenho um do outro, pois estas variáveis, quando bem estudadas e conhecidas, dão vantagens para as organizações, independente de seu tamanho e do tamanho de seu mercado-alvo.
Mesmo assim há empresas que não associam nenhum dos pontos, esquecem que o seu ponto mais forte pode vir a ser o que irá derrubar a empresa, que uma oportunidade pode ser uma ameaça e que o aprendizado contínuo é vital para seu êxito e posteriormente sucesso no mercado.
Quanto mais uma organização conhece a si própria, mais fácil é a identificação de qualquer variável, seja uma oportunidade, ameaça, força ou fraqueza, e que permite que ela melhore, mas sem planejar suas ações ao encontrar uma dificuldade é mais difícil entender o cenário e buscar soluções plausíveis.