Estudos e Benchmarking em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
23/11/2007

Copiar o que outras organizações fazem é um erro que muitas pessoas não enxergam, pois acham que tudo o que dá certo em um concorrente irá funcionar em sua empresa, e deixando de pensar acaba apenas destruindo sua organização. É natural que muitos conceitos sejam distorcidos, achar que uma coisa ou conceito é outra pode ser o início de um grande problema para a organização, principalmente quando os gestores desconhecem completamente todas as influências causadas por mudanças sem planejamento ou estudos. Pensar nos efeitos de cada ação é uma forma de compreender melhor o que será feito, é conhecer um novo processo a ser implantado e criar indicadores que auxiliem na hora em que algo sair de forma diferente do que o estudado. Toda e qualquer pesquisa realizada na concorrência deve ser pensada, estudada e planejada, senão seria muito simples copiar o que outras empresas criam e ficar no mercado onde os diferenciais são muito mais valiosos do que alguns imaginam. Pelo simples fato de achar que conhecem algo as pessoas deixam de aprender, algumas confundem benchmarking com copiar, e toda cópia dura apenas alguns momentos no mercado, pois o consumidor está cada vez mais informado e conhece profundamente o que deseja, possuindo mais informações que alguns vendedores e é comum que muitas pessoas não compreendam determinados conceitos, até mesmo o Marketing é muito associado à propaganda. Mas o fator mais interessante é que o simples fato de deixar de estudar a si leva as organizações para caminhos que os concorrentes direcionam, o controle de qualquer ação não é da empresa, mas o mercado, em especial as demais empresas, que definem o quanto deixarão para certa empresa. Diante de muitas oportunidades as cópias de estratégias e processos ganham força porque as pessoas desconhecem todo o estudo realizado para se implantar uma mudança, há empresas que pesquisam seus concorrentes, aprendem que eles estudaram a si próprios e formularam soluções para melhorar o seu desempenho e desenvolvimento no mercado. Logicamente é natural que o planejamento envolva toda a organização, alcance fornecedores e distribuidores, e que toda esta rede criada gera muito mais valor para o consumidor quando estruturada de acordo com a cultura da sua organização, sem pegar o que outros fizeram e simplesmente jogar dentro da empresa. Também é natural observar que as cópias partem daquelas organizações que não possuem uma cultura definida, o benchmarking é usado como uma ferramenta para retirar uma fotocópia e não para aprender que este ou aquele processo foi estudado, então as empresas somem do mercado e os gestores não sabem os motivos. Na minha opinião benchmarking é um estudo aprofundado e contínuo que visa realizar uma comparação entre práticas, produtos e serviços, das melhores organizações, para aprender como um processo foi estruturado, quanto este processo agregou de valor e que traz a oportunidade de se estabelecer metas e objetivos realmente palpáveis. Desta maneira é interessante observar que todas as organizações estudam todas, se você ainda não o faz é possível que seja estudado diariamente pela concorrência. Mesmo diante de todas as confusões geradas com determinadas terminologias é possível aprender sempre, pesquisando e estudando constantemente, preparando-se para o futuro fazendo o que deve ser feito hoje, pois só é possível criar um futuro quando se tem um presente.