Foco: O principal ingrediente do bom planejamento
Por Augusto César
04/01/2009

Planejamento é uma palavra comum no mundo dos negócios. Planejar significa pensar adiante. É entender o presente, com base em experiências passadas, e traçar objetivos futuros visando melhorias no processo.
Até aqui, nenhuma novidade. Quem não procede desta forma? Então como explicar o fracasso de algumas empresas em seus planejamentos? Para responder a esta pergunta, existem diversas justificativas: instabilidade econômica, fenômenos da natureza, concorrência desleal.......
Mas o principal motivo ainda é a falta de foco. Diversas organizações iniciam seus exercícios anuais com objetivos e metas traçados. Menos de um trimestre depois, várias modificações são feitas, mexendo inclusive com toda a estrutura organizacional. Ninguém entende, nem sequer explica o real motivo. E assim prossegue até o término do ano corrente. Algumas conseqüências são inevitáveis: custos mais altos, perda de tempo, comunicação distorcida, etc.
Focar é essencial, e isso serve também para a nossa vida pessoal. Certa vez, ouvi uma frase onde o autor afirmava que estamos focados naquilo em que investimos nosso dinheiro. E é isso aí!
A cultura nacional atende aos princípios do imediatismo. E planejar com foco requer tempo, paciência e persistência.
Cabe a reflexão.

Augusto César é graduado em Marketing, com MBA em Gestão Empresarial (CEFET-RJ) e especialização em Gestão Estratégica. Profissional com passagens por empresas de porte como Golden Cross, ABN Amro Bank e Organizações Globo, em diversos projetos nas áreas de marketing e vendas. Consultor empresarial pela Thompson Management Horizons , e Sócio-consultor da Damac Consultoria em Gestão. Contato:contato@damac.com.br
augusto@damac.com.br