Gols Contra Comprometem Resultados
Por Gilclér Regina
22/02/2009

O imediatismo típico de muitas empresas brasileiras faz com que seus líderes fiquem pensando nos efeitos da chamada crise da economia e se esquecem de treinar o seu pessoal. Não atendem pessoalmente os seus clientes, não conhecem mais os seus funcionários e quando perdem negócios, culpam o mundo.
Dias destes fui, como cliente, a um negócio recém inaugurado. Ótimas instalações, local privilegiado, produtos excelentes, um orgulho para aquela cidade. Mas, o atendimento sofrível, de um pessoal não treinado, que não sabiam ao certo o que faziam ali. Ou seja, o negócio tem tudo para dar certo, mas se complica naquilo que não acham o principal, pois não entendem que o cliente quer bons produtos, excelência no atendimento e isto inclui, além da rapidez um sorriso autêntico. E isto só vem com treinamento e contratação de pessoas certas para aquele tipo de trabalho.
O mercado é interessante, assemelhando-se a uma copa do mundo. É preciso conhecer muito bem o seu time e avaliar com exatidão como vai o time dos outros, quem são as estrelas dos concorrentes, quem está marcando gol. Acontece que ao olharmos para dentro do nosso negócio, existem pessoas ótimas, marcando gols e atingindo os objetivos, mas também teremos a oportunidade de vermos pessoas que estão marcando gols contra, que acham que o cliente é uma amolação, pessoas não comprometidas com a empresa e o negócio, que acham que nada vai dar certo. Algo como comparar águias e urubus na mesma família. E o pior é que este urubu faz um estrago daqueles. Mas o grande diferencial virá das empresas que promoverem um show no relacionamento e atendimento aos seus clientes.
Um empresário me disse certa vez algo sobre uma frase conhecida: "Enquanto a gente chora, o pessoal de fora vem aqui vender lenços para nós... e tem muita gente que compra!"
Vai vencer o jogo a empresa que ajudar o cliente a não perder tempo. A empresa leve e fácil de se relacionar se distinguirá das outras. A empresa que tiver facilidade de pagar, entregar, negociar... prometer e cumprir, porque senão é melhor não prometer.
É preciso repensar e reinventar o seu negócio, o seu trabalho. É preciso eliminar os urubus, os profetas do caos, plantonistas do mal e pensar num mundo diferente. Especialmente nós brasileiros, que apesar de todas estas “crises”, continuamos a dar aulas de crescimento econômico para o mundo. Vamos acreditar menos em notícias negativas e ter mais entusiasmo. Vamos treinar mais a nossa equipe, criando verdadeiros campeões dentro de empresas campeãs.
O Brasil é um elástico que não arrebenta nunca. Quem tiver dúvidas, volte ao passado e rebusque os discursos de Rui Barbosa, aquele mesmo, que ensinava inglês para os ingleses, e verá que país é este que estamos construindo, apesar de todas as mazelas políticas, econômicas e sociais que por aqui sempre vemos. Imagine este país, esta pátria nossa e dos nossos filhos, pensando e agindo fortes, só em coisas positivas! Seríamos imbatíveis!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br