O hábito de planejar em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/06/2007
O planejamento é fundamental para o sucesso da organização, faz com
que os gestores possam enxergar os cenários do mercado, em que
pontos a organização deve melhorar e quais as mudanças a serem
feitas para atingir novos patamares de sucesso.
Além das pesquisas realizadas constantemente, o planejamento tem
como uma de suas fontes de informação o histórico da organização,
avaliando o mercado conquistado, quais metas foram atingidas e as
oportunidades encontradas.
Ter em mão dados confiáveis é primordial, traduzir em números a
movimentação do mercado traz um reforço às palavras, pois existem
áreas onde o número é a forma mais simples de comunicação.
Muitos dos dados coletados podem ser armazenados nos bancos de
dados, para que haja uma mudança nos produtos e serviços ofertados
pela organização.
Com a rapidez proporcionada pela internet, quanto ao tráfego de
informações, percebe-se que a agilidade em elaborar um bom
planejamento pode tomar rumos não desejados, principalmente onde o
planejamento não é feito, principalmente no Brasil.
Muitas organizações deixam de elaborar um planejamento por não
conhecerem a sua necessidade, da mesma forma existe o achar, ou
seja, desconhecimento total do mercado, dos consumidores, da própria
organização e dos concorrentes.
Quando as organizações passarem a pensar sobre si próprias e o que
está acontecendo fora de suas paredes, o planejamento fará sucesso,
mas os exemplos contidos no Brasil demonstram que o melhor a ser
feito é simplesmente partir para a ação, sem saber:
O que a empresa produz: uma linha de produção pode fazer com que as
pessoas saibam apenas o que elas devem fazer ali, não importando o
resultado, o que se sabe é que muitas pessoas desconhecem o produto
final de seu trabalho;
Quais são os concorrentes: algumas organizações estão no mercado,
elas apenas produzem e não sabem quantas empresas têm o mesmo
produto para ofertar;
Qual foi o crescimento no último ano: muitos gestores não têm em
mãos ferramentas que permitam mensurar o crescimento, o que
atrapalha projetar um resultado futuro ou elaborar metas para o
próximo ano;
Tempo para o planejamento funcionar: o planejamento não é elaborado
hoje para aplicar amanhã, mas aqui percebe-se que quando há uma
planejamento, em muitos casos, foi feito em no mês de março e em
abril ou maio já foi descartado;
Conhecimento da organização: certos gestores não conhecem o
potencial produtivo de sua organização, os equipamentos podem estar
defasados, os colaboradores não passam por treinamento, a
comunicação entre as áreas não existe etc.
O planejamento não é a única forma de uma organização funcionar
corretamente, a ação deve estar inserida no contexto, mas também
deve sair do papel, o tempo em que o planejamento era elaborado para
10 anos e ficava jogado em uma gaveta deve ser esquecido, para que
todos possam evoluir e compreender a importância do conhecimento
aplicado nas organizações.
Também existem exemplos onde a mudança do agir para o pensar,
planejar e agir é visível, o aprendizado por meio dos investimentos
em estudos é aplicado na organização, gerando frutos em um período
muito longo para quem não tem o hábito de planejar, mas que mantém a
organização viva por um tempo muito maior.
O futuro de uma organização depende do que ela está construindo ao
longo do seu ciclo de vida, da sua capacidade de elaborar uma base
para o sucesso e não apenas produzir qualquer coisa.