Os Hábitos dos Executivos de Sucesso
Por Ari Lima
12/05/2008
Conhecer a forma como executivos de sucesso atuam no dia a dia, seus
hábitos no trabalho e em sua vida pessoal pode ser uma vantagem
competitiva para os profissionais se sobressaírem no mercado. Em
geral são conceitos simples e fáceis de aplicar, porem são úteis o
bastante para serem incorporados às rotinas de novos e até mesmo de
experientes profissionais.
As idéias a seguir, foram baseadas em entrevistas realizadas por
Stephanie Winston, consultora americana, e constam de seu livro,
Organized for Success, ainda sem tradução para o português, citado
em matéria da revista VOCÊ s.a. (Edição 86, agosto de 2005).
Vamos descrever e analisar a seguir as principais idéias sobre os
hábitos das pessoas de sucesso.
Planeje seu trabalho
Habitualmente liste as tarefas a serem realizadas no dia. Nunca
ultrapasse mais de dez itens e priorize sua lista em ordem
decrescente de prioridades. O que não conseguir realizar naquele
dia, transfira automaticamente para o dia seguinte.
Trabalhe com prioridades
Existem três tipos de tarefas a serem realizadas. As essenciais, as
importantes e as secundárias. Procure orientar sempre seu trabalho
para o que é essencial e só depois realize as tarefas que são
importantes. As atividades secundárias devem ser realizadas somente
quando se tornarem essenciais ou importantes.
Tenha sempre um plano B
Como defende o ex-presidente da Ford Lee Iacocca, que ficou famoso
por ter salvo a Chrysler da falência, quando tornou-se também
presidente desta empresa, procure ter sempre um plano B. Caso algum
item de sua lista tiver de ser adiado, transfira a tarefa para outra
pessoa ou tome outra atitude para evitar algum prejuízo maior.
Coloque em prática sua lista de prioridades
Execute as tarefas agendadas, delegue as que não puder executar, e
determinar prazos e hora para concluir cada item. Faça um
acompanhamento da execução de cada tarefa ao longo do dia.
Mantenha sua agenda organizada
A agenda é uma importante ferramenta de gestão e deve ser utilizada
como se fosse um plano de ação. É importante ter uma visão do todo,
e frequentemente repasse sua programação para o dia seguinte, semana
seguinte, mês seguinte e assim por diante.
Utilize o telefone de forma dinâmica
Alem de procurar ganhar tempo através do telefone, é preciso ficar
atento e desenvolver a habilidade de perceber as nuances da voz de
quem fala com você, assim o telefone poderá substituir muitas
possibilidades de reuniões ganhando com isso um tempo precioso.
Utilize um caderno de anotações
O caderno de anotações pode se tornar um verdadeiro diário de nossa
vida profissional, servindo inclusive para futuras pesquisas sobre
fatos passados. Ajuda a lembrar detalhes importantes do dia a dia,
além de experiências que teve no contato com diversas pessoas.
Use a tecnologia como uma aliada
Muitas reuniões podem ser realizadas por videoconferência evitando
viagens dispendiosas, internet, e-mails, blogs, sites, palm tops e
ipods. Todos estes equipamentos e recursos tecnológicos podem ser de
grande utilidade na vida corporativa.
Como vimos este é um conjunto de hábitos simples e fáceis de serem
implantados, dependendo inclusive das condições de sua organização.
O mais importante é verificar quais destas idéias podem se adaptar
melhor a sua situação e incorporá-los aos seus hábitos diários.
Desta forma o profissional conseguirá maior produtividade e
consequentemente melhores resultados.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.