“Hot Marketing” - O segmento da sensualidade
Por Leonardo Aureliano da Silva
08/01/2011
“Hot Marketing” - O segmento da sensualidade
Falar sobre sexo já não é mais um tabu há muito tempo, aliás, esse
assunto, sempre fez parte dos bate-papos do cotidiano,
anteriormente, de forma mais reservada. O paradigma sobre sexo foi
quebrado de tal forma que se tornou comum encontrar lojas
especializadas em produtos que servem para apimentar a relação dos
enamorados.
A abordagem do marketing como filosofia de negócios que busca a
satisfação do consumidor nos impulsiona a uma reflexão mais
cuidadosa sobre esse segmento de mercado. Do ponto de vista
biológico, a relação sexual tem por objetivo a manutenção da
espécie, ou seja, a sua continuidade. Abordando este assunto sobre o
prisma do marketing, nota-se que este segmento, também pode ser
trabalhado no nível dos desejos. Ao ser trabalhado no nível dos
desejos, as ações mercadológicas para este segmento envolverão as
questões das “fantasias”, formando e criando, imagens e situações
relacionadas ao sexo e ao prazer.
Pensar sobre uma abordagem de marketing mais adequada nesta área,
exigiria um estudo mais aprofundado sobre o tema, além de pesquisas
de caráter científico para a sua validação. De momento, o que não
pode ser feito, é deixar de lado este grupo de consumidores que
buscam a realização dos seus desejos, a melhoria de sua relação com
a pessoa amada e consequentemente mais qualidade de vida.
Exemplo de sucesso nesta área, é o de Suzana Leal , conforme artigo
publicado no Valor On-Line. A empresária com MBA em marketing pela
Fundação Getúlio Vargas (FGV), gastou R$ 80 mil para criar a Pselda.
Para sua surpresa já conta com 1.200 clientes cadastradas. "Nosso
público é das classes B + e A", diz a empresária. Ela está
construindo um espaço cultural de palestras para mulheres, com temas
variados que vão de sexo a filosofia, com patrocínio da Casa
Granado. Em 2007, planeja montar uma Pselda na capital paulista
(projeto para o qual busca um investidor como sócio) e estuda entrar
no ramo de franquias.
A aplicação correta dos conceitos de marketing junto com as
ferramentas mercadológicas para análise e desenvolvimento de
produtos serão fatores críticos de sucesso para o empreendedor de um
SexShop. O entendimento correto dos objetivos do consumidor destes
tipos de produtos é a base para a compreensão de um mercado maior
muitas vezes preconceituoso e puritano.
Talvez o primeiro passo necessário nesta fase seria o de
desmistificar a imagem “negativa” deste tipo de loja. É importante
reforçar aos consumidores potenciais, que sexo, é muito mais do que
apenas prazer, é também, alegria, saúde, e amor a vida, aspectos tão
necessários a todos nós humanos e eternos apaixonados!
Obrigado por ler este artigo,
Saúde,
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas.
Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em
Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. -
Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE -
Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail:
mkt_academico@yahoo.com.br