A Importância da Internet na Advocacia
Por Ari Lima
14/05/2008
A Web está se tornando uma poderosa ferramenta de marketing jurídico
“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem
negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios” (Bill
Gates)…
Os negócios no setor de advocacia estão vivendo o inicio de uma
grande transformação com a popularização da internet. A exemplo do
E-Commerce, que cresce a taxas muito superiores às do comercio
convencional, a tendência é que cada vez mais clientes busquem
encontrar a solução de seus problemas jurídicos, utilizando a rede
como sua principal fonte de busca. Seja através das Home Pages de
escritórios, blogs especializados em direito, portais do setor
jurídico, além dos tradicionais sites de busca, um cliente consegue
identificar o melhor caminho para a solução de suas demandas
judiciais.
A internet apresenta-se neste cenário como importante alternativa de
marketing para conquistar clientes. Além de possibilitar a captação
de novos negócios, ela facilita o relacionamento, e um melhor
atendimento das necessidades destes clientes. A WEB possibilita
facilidade de busca de conhecimentos para os clientes, e pode
promover a disponibilização de informações úteis, inclusive sobre
andamentos de processos, 24 horas por dia, pois existem programas
gerenciais que disponibilizam estas comodidades.
Ao final de 2007, 9,5 milhões de consumidores já haviam feito pelo
menos uma compra pela internet, 35,7% a mais do que em 2006, segundo
levantamento da consultoria e - bit. Nesse comparativo, a
movimentação do comércio eletrônico cresceu 43,2%, para R$ 6,3
bilhões. Já o varejo convencional teve expansão de 11,8% na receita
nominal, conforme matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, do
dia 12 de março de 2008.
Existem diversas formas de promover o escritório e captar clientes
para o setor jurídico através da internet que são compatíveis com
código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Vejamos
algumas das principais:
• Publicação de artigos em sites – Qualquer advogado poder produzir
artigos de interesse de seu mercado alvo, que devem ser escritos
numa linguagem adequada ao público dirigido.
• Utilização de blogs – Muitos advogados já estão utilizando os
Blogs personalizados (sites com modelos pré-estabelecidos,
fornecidos gratuitamente na internet por diversos provedores como
yahoo!, uol e google). Nos blogs, é possível publicar fotos,
artigos, informações sobre o escritório, sobre os sócios e temas
atuais, além de noticias diárias publicadas na imprensa, e, claro, o
endereço, logomarca e telefone de contato.
• Site – Que é a página virtual do escritório na internet. Nele o
advogado poderá publicar informações sobre o escritório, incluir o
currículo dos profissionais, divulgar notícias, fotos dos advogados
e de eventos que participam, publicar artigos e outros serviços
úteis a seus clientes. É um canal de comunicação com o mercado em
geral, disponibilizado 24 horas por dia, e também uma ferramenta de
marketing e vendas. Nele o profissional poderá promover os serviços
que presta, a forma como trabalha e a relação de seus principais
serviços executados. Também pode cadastrar clientes e receber
perguntas, além de possibilitar o acompanhamento de processos
através de senhas de acesso previamente estabelecidos.
• Newsletter – Que é uma espécie de jornal virtual, enviado
periodicamente aos clientes e leitores cadastrados. Esta é uma forma
dinâmica de interagir com o mercado, prestando informações úteis e
atualizadas.
• Outras alternativas – Também é possível também promover o
escritório através de links patrocinados, comunidades profissionais,
grupos de discussão e diversas outros mecanismos que a internet
possibilita. Um ótimo exemplo é de um grande portal que existe na
internet chamado VIA6, compostos de milhares de comunidades de
profissionais em diversas áreas. É semelhante ao Orkut, porém sua
finalidade é criar uma grande rede de relacionamentos profissionais,
e possibilitar a realização de negócios e troca de informações
estratégicas e úteis aos participantes.
Os números em ralação ao potencial da internet são impressionantes.
Segundo levantamentos realizados pelo IbopNetRating, o Brasil tinha
em fevereiro de 2008, aproximadamente 40 milhões de internautas. É
líder mundial de horas mensais de acesso à rede, superando paises
como EUA, Japão e França e Inglaterra. Pela mesma pesquisa, cerca de
800 milhões de mensagens instantâneas circulam pela rede brasileira
diariamente.
A ONU calcula que 1,2 bilhão de pessoas têm acesso à internet, o que
representa cerca de um sexto da população do planeta. Há dez anos,
eram 70 milhões de internautas. Esses números colocam o Brasil, de
acordo com pesquisa concluída no fim do ano passado pela ONU, na
sexta posição em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (210
milhões de internautas), China (162 milhões), Japão (86 milhões),
Alemanha (50 milhões) e Índia (42 milhões).
De acordo com estas pesquisas a internet é o segundo meio de
comunicação mais abrangente do Brasil, atrás apenas da televisão.
Chegou-se a dizer que este é um meio elitizado, utilizado apenas
pelas classes A e B. Mas a pesquisa mostra que as classes C e D
utilizam amplamente a internet, via acesso em redes públicas e Lan
House.
No ano passado, os brasileiros compraram mais computadores (10,5
milhões de unidades) do que televisores. As vendas continuam a
crescer em 2008, o que justifica previsões de que, no fim do ano,
haverá 45 milhões de internautas no País.
Os internautas utilizam de maneira freqüente a internet para
diversas atividades, desde a compra de produtos, pesquisa de
informações, lazer, relacionamentos profissionais, parcerias,
negócios e até relacionamentos pessoais.
Agora vamos supor que alguém esteja com um problema ou dúvida na
área jurídica. É provável que esta pessoa faça uma busca na internet
sobre este assunto. Ao colocar o tema de suas preocupações em sites
de busca como o “google” ou “yahoo”, acabará encontrando um artigo,
blog ou site do escritório de advocacia que o publicou, e neste caso
terá um canal de comunicação direta com o advogado ou seu
escritório. Simples assim.
Outro exemplo, suponhamos que um pequeno empresário está com sua
empresa em dificuldades financeiras ou fiscais. Se esta pessoa
acessar um site de busca na internet, e colocar as palavras:
“recuperação de empresas”, provavelmente encontrará artigos,
informações e matérias sobre o tema, incluindo escritórios jurídicos
que prestem consultoria sobre este tipo de serviço.
Também um escritório de advocacia que necessite de um contato em uma
área complementar a sua, ou mesmo numa região geográfica diferente
de sua sede, poderá localizar um possível parceiro através destas
pesquisas na internet, procurando pelo assunto nos mecanismos de
busca.
Através destes mesmos procedimentos, um repórter poderá localizar um
advogado, caso esteja precisando de mais informações ou mesmo de uma
entrevista quando estiver escrevendo uma matéria relacionada à área
do escritório de advocacia. Ou seja, são muitas as possibilidades de
promoção do escritório de advocacia através da internet.
Em nosso trabalho de consultoria, temos acompanhado a implantação,
com sucesso, destes procedimentos em muitos escritórios jurídicos.
Com este sistema advogados e escritórios anônimos passam a ser
conhecidos e consultados por internautas, não apenas em sua
localidade, mas em todo o Brasil, e mesmo no exterior.
Para tornar este processo eficaz, os advogados precisam incorporar a
prática de publicar artigos, matérias e informações na internet, às
tarefas do dia a dia do escritório, tornando-a habitual. Apesar de
ser um trabalho que demanda certa disponibilidade de tempo, grande
parte dele pode ser delegada a colaboradores, secretarias e
estagiários, deixando o profissional livre para o trabalho
intelectual, contato com clientes e processos judiciais.
Sugerimos que os profissionais elaborem uma espécie de sistema, para
a produção e divulgação de informações através da internet, da
seguinte forma:
• Criar o hábito para que todos os sócios e advogados do escritório,
produzam matérias, artigos e informações relacionadas à sua área de
especialização, com o objetivo de informar e prestar serviços ao seu
público. Dados estatísticos e informações relevantes são
imprescindíveis para despertar atenção e interesse.
• Definir uma rotina para o profissional do escritório que fará a
publicação deste material e o controle das mensagens que ocorrem
normalmente através de e-mail.
Com este conjunto de medidas, de baixo investimento e fácil
aplicação, acreditamos que a utilização do potencial da internet
para a promoção do escritório, captação de clientes, de parceiros e
formação de uma rede de relacionamentos, trará grandes benefícios
para o escritório de advocacia e seus profissionais.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.