A Importância da Logística em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
10/08/2007
Uma das áreas que, atualmente, pode influenciar diretamente o
sucesso de uma organização no mercado é a logística, mas que
claramente é, ainda, uma área pouco conhecida ou então mal utilizada
pelas organizações.
Diariamente são produzidos milhares de produtos, que são
transportados, armazenados, movimentados etc., mas que por um fator
muito simples, chamado conhecimento, é deixado de lado, e que sem a
logística não há como ofertar seu produto ou serviço ao cliente.
Você pode até imaginar que a logística não influencia em nada o
sucesso da organização, mas do que adianta criar uma campanha
maravilhosa se o produto não está disponível, o cliente é apenas
lembrado pela propaganda que deve adquirir um produto, ou que deve
contratar algum serviço.
Ainda assim existem gestores que não se preocupam com a logística,
esquecem que dentro da organização ela está envolvida diretamente em
todos os seus processos, desde o estoque até a entrega, cuidando da
armazenagem adequada, melhorando o roteiro de entrega, gerenciando o
ressuprimento e até permitindo que a empresa funcione adequadamente.
Também é possível que muitos produtos obtenham sucesso devido, única
e exclusivamente, à logística, um deles é a Coca-Cola, que,
independente do local onde você esteja, acaba encontrando, tudo isso
graças a logística e contando com um planejamento muito bem
elaborado.
Diante das novas necessidades do mercado, em especial o brasileiro,
percebe-se que a estrutura mínima necessária para se criar valor com
a logística fica altamente prejudicada, não há como ligar um modal
ao outro e desta forma ganha-se um desperdício de tempo, de produtos
e de investimentos, justamente porque a logística é pouco estudada,
alguns ou nenhum cálculo é feito, o achar está inserido no ambiente
e o pensar é deixado de lado.
O que alguns gestores não percebem é que em certos casos é muito
melhor enviar um produto por meio de aviões do que pelas rodovias,
mas a falta ou desconhecimento da necessidade de se fazer alguns
cálculos é muito comum, pois estes gestores acham que é perda de
tempo.
Mas você pode até pensar que a logística pode ser deixada em segundo
plano, e se assim o fizer acabará economizando, e deixará espaço
para o concorrente.
Em um mercado competitivo e globalizado é de suma importância
estudar e conhecer mais profundamente a logística, assim como é
vital conhecer toda a organização e ajustá-la adequadamente, pois os
produtos que estão no estoque não valem dinheiro, mesmo que você
tenha pago, eles apenas geram custos e muitas vezes nem são vistos
desta forma.
E para que você compreenda um pouco melhor a importância da
logística, basta pensar sobre o computador que usa para acessar a
internet, se não fosse esta marca que usa que estivesse disponível
na loja, com certeza compraria um concorrente, mesmo que fosse fiel
àquela marca, pois a sua necessidade era adquirir um computador com
estas características.