A Importância do Mapeamento das Competências
Por Wagner Herrera
06/01/2008
O mapeamento reveste-se de grande relevância para uma empresa ou
área organizacional que pretenda inventariar e monitorar seu
portfolio de competências. O objetivo precípuo é manter ou melhorar
os níveis de competitividade atingidos na manutenção da
sustentabilidade ou almejar a vantagem competitiva frente à
concorrência pelo desenvolvimento de competências de essenciais.
Por competências organizacionais* entende-se todo o corpo do
conhecimento, medologias, processos, etc. da empresa (capital
intelectual) e por competências individuais (capital humano) - o
conjunto de saberes dos colaboradores (conhecimentos, habilidades e
atitudes) que é o capital diferencial da organização.
Nesta era do conhecimento os ativos intangíveis chegam à cotação
cinco vezes maior que os ativos físicos, principalmente em empresas
de serviços. Os ativos intangíveis, também conhecidos como capital
intelectual*, são constituídos segundo Edvinsson e Malone (1998),
pelo capital humano, capital de clientes e capital estrutural
(organizacional, processos e inovações).
Os ativos físicos sofrem monitoramento constante em grande parte das
empresas tanto nas perspectivas contábil como física visando valorar
sua depreciação e estado de conservação para não sofrer solução de
con
tinuidade, e quanto ao capital humano? O fato de não se depreciar,
gastar ou quebrar leva as organizações a negligenciá-lo quanto ao
inventario e monitoramento? Mas, porquê fazê-lo? Quando?
As áreas organizacionais geralmente demandam competências similares
quanto ao componente atitudinal (ser), embora que em função da
natureza de processo peculiar às diversas funções que as áreas
realizam, os componentes de conhecimento (saber) e/ou habilidades
(fazer) exigem competências especificas..
O mapa de competências deve ser uma conseqüência da formulação de
estratégias e fazer parte do plano de intenções (planejamento
estratégico) com medidas de melhoria do capital intelectual na
superação das fraquezas internas para enfrentamento da concorrência.
Daí, deduz-se que o mapa deve contemplar as competências requeridas
na pretensão do atingimento da vantagem competitiva, pois os mapas
disponíveis são genéricos e devem servir de orientador, porém o
produto final deve conter aquelas competências essenciais para as
estratégias propostas, as que trarão a diferença para organização.
O rol de competências necessárias ao sucesso do plano estratégico
confrontado com o inventário e avaliação das competências
disponíveis na empresa ou área tem como resultado o plano de
desenvolvimento de competências, que será incorporado ao
planejamento global da organização com objetivos, metas e
atribuições.
Os Fatores críticos de sucesso* são excelentes facilitadores na
construção do mapa, pois segundo Rockart (1978) - criador do
conceito - “FCS são algumas áreas de atividade chave, cujos
resultados favoráveis são absolutamente necessários para os gerentes
atingirem seus objetivos”, assertiva corroborada por Bullen (1981)
onde os “FCS são entendidos como um número limitado de áreas nas
quais um resultado satisfatório assegura um bom desempenho
competitivo aos indivíduos, departamentos e organizações”.
A prevalência destas áreas organizacionais sobre outras, sugere o
estudo com maior critério no mapeamento e conclusões sobre
competências desejáveis versus instaladas. Também um exame acurado
da Cadeia de valor (Porter, 1989) e seus elos merece atenção para
determinar as competências a serem desenvolvidas e implementadas.
Eventualmente o desenvolvimento de competências* pode não estar
atrelado ao planejamento estratégico, sendo direcionado ao aumento
de lucros (eficiência operacional), ao incremento de receitas
(eficácia da forca de vendas), ao aumento de valor agregado*
(atendimento, distribuição, serviços), etc., com conotação tática
(departamental), neste caso a metodologia BSC se apresenta como
ferramenta ideal.
Wagner Herrera é Graduado em Ciência da Computação e Engenharia de
Producao na Universidade Mackenzie (SP) e pós-graduação em
Administração Estratégica no IESC- Instituto de Ensino Superior
Camões (Ctba-PR)