Incentivos e Benefícios Agregam. Reconhecimento Diferencia!
Por Wagner Campos
16/10/2008
Empresas têm oferecido freqüentemente vários benefícios e incentivos
aos seus colaboradores. Podemos destacar como os mais utilizados:
tíquete, vale-supermercado, seguro-educação, bolsas de estudo,
cursos de idiomas, instrução dos filhos, reembolso para cursos de
graduação, pós-graduação e MBA, plano de saúde e odontológico.
Claro que todos esses benefícios e incentivos são importantes e
ajudam consideravelmente nos resultados financeiros do profissional,
uma vez que se uma empresa oferece, por exemplo, plano de saúde
extensível aos dependentes e bolsa de estudos, isso representa um
adicional próximo a três salários mínimos em seus rendimentos
mensais.
Há, entretanto, incontáveis empresas que acreditam que oferecer
condições financeiras atrativas seja suficiente para manter seus
profissionais e obter melhores resultados. O reconhecimento pelos
projetos, produtividade e ações realizados pela e na empresa são
fatores motivacionais importantíssimos que potencializam a
satisfação dos profissionais e não geram qualquer ônus adicional à
organização, no entanto, normalmente essa prática não é utilizada.
Não é difícil encontrarmos altos executivos, com excelente
remuneração, que quando questionados sobre o trabalho, se gostam do
que fazem ou o que têm realizado, comentam, de forma frustrada sobre
suas atividades. Sentem-se frustrados não pelo insucesso em seus
resultados, mas por serem tratados como profissionais que estão
exercendo suas funções “simplesmente para isso”, por ser a
“obrigação deles”.
Estes profissionais, quando não sentem suas atividades desafiadoras
ou não são reconhecidos pelo diferencial apresentado em seus
resultados, mesmo recebendo excelentes remunerações e benefícios
perdem a paixão pelo que fazem.
Façamos uma rápida analogia com uma família, considerando que os
pais são responsáveis pela segurança, educação e saúde dos filhos.
Se eles vivem momentos de alegria, gozam de boa saúde e se destacam
profissionalmente no futuro, os pais sempre falarão com muito
orgulho dos resultados por eles obtidos. Não há alegria maior no
mundo que falar bem dos filhos aos amigos. Contudo, se ocorrer o
contrário muitos pais se sentirão culpados pelo insucesso, por
possíveis ausências que causaram tal fracasso e evitarão comentar a
conhecidos e familiares sobre o fato.
Assim é a vida dos profissionais. Os resultados são como filhos
criados com muito esforço e dedicação pela determinação de cada um.
Se forem resultados positivos e diferenciados esses profissionais
estarão motivados, sentir-se-ão mais realizados e seguros para
trocar as experiências com companheiros de trabalho e seus
superiores, os quais poderão utilizar como benchmark a habilidade e
sucesso por eles obtidos para incentivar os demais.
Entretanto, quando tal resultado simplesmente é ignorado e em
momento algum o profissional se sente valorizado por suas ações
extras e resultados diferenciados, este passa então a buscar novos
horizontes, focados em seu reconhecimento pessoal e ampliação de sua
auto-estima.
Com certeza em sua empresa há excelentes profissionais que neste
momento talvez estejam sentindo falta de um simples “parabéns”. O
sucesso não é feito apenas de vitórias mas de aprendizados,
inovações e iniciativas.
Dê feed backs, valorize sua equipe, reconheça os esforços, as
vitórias, os empenhos, as iniciativas e principalmente, valorize o
ser humano que possui sentimentos, família, desejos e metas
pessoais.
Conheça sua equipe, aproxime-se, envolva-se. Com certeza, a partir
do momento que os colaboradores forem tratados como parte importante
de um todo e não mais como simples grãos de areia na praia, trarão
maiores resultados e terão orgulho de seu local de trabalho e da
empresa que representam.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.