Inclusão digital das MPEs
Por Sandra Turchi
07/06/2010
Nesse ano foi publicada uma pesquisa do Sebrae Nacional, realizada
junto às MPE’s, na qual tive a confirmação sobre a postura das MPE’s
que continuam otimistas e mantêm sua disposição em aumentar
investimentos e contratações. Dentre os principais investimentos que
tencionam realizar estão aqueles voltados para a realização de
negócios via web, seja num mercado BtoB (business to business), BtoC
(business to consumer), BtoG (business to government), entre outros.
Para isso, o investimento começa com conhecimento, pois sem ter o
conhecimento adequado com certeza, os investimentos não serão os
mais adequados.
Para iniciar qualquer atividade visando negócios na web o empresário
deve contar com bons parceiros para apoiá-lo em seu processo de
adaptação e para que possa avançar com maior velocidade, visto que,
dada a enorme quantidade de atividades que ele já exerce, não
conseguiria evoluir sozinho e também porque não possui equipes
dedicadas a cada atividade, como marketing, TI, etc. Sendo assim, o
único caminho viável é ter boas parcerias.
Se o empresário for se lançar a um projeto de e-commerce, por
exemplo, pode contar inicialmente com organizações como a Associação
Comercial de São Paulo – ACSP, a Camara-e.net, o Sebrae entre
outros. A ACSP, por meio de um acordo com a Camara-e.net tem levado
um programa aos microempresários paulistanos chamado Ciclo MPE.net,
no qual o conhecimento é disseminado de forma prática, por meio de
palestras de empresas que são experts em cada área de atuação.
Como exemplo disso, para o empresário iniciar seu projeto ele deve
conhecer sobre registro de domínio da sua empresa virtual; tem que
saber como proceder com relação à segurança do site e das transações
financeiras que serão realizadas; precisa ter conhecimento sobre web
marketing, ou seja, como se divulgar seus produtos nesse novo
espaço, que ele ainda não domina; precisa ter acesso a soluções de
logística para entrega dos produtos aos clientes; enfim, aprender
sobre todos os pontos que são fundamentais para o bom funcionamento
do seu negócio na web.
Está em desenvolvimento pela ACSP um projeto de inclusão digital no
sentido de levar também facilidades para a aquisição de equipamentos
e softwares às MPE’s, bem como uma certificação que dará maior
legitimidade às empresas.
A ACSP possui um canal específico para tratar os parceiros
interessados em oferecer produtos e serviços às micros e pequenas
empresas, chamado ACSP-Benefícios, que negocia antecipadamente com
esses parceiros para poder levar as melhores opções tanto nessa área
digital, como também em outros aspectos necessários à operação das
MPE’s, como seguro-saúde, vale alimentação, seguros em geral, etc.
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi