A influência das pesquisas internas em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
18/06/2007
Normalmente as pesquisas são realizadas com o público-alvo que está
fora das organizações, levando para os bancos de dados as
informações necessárias para gerar estratégias e atender melhor aos
desejos dos consumidores.
Atender aos clientes pode ser uma das razões de ser das
organizações, levando ao sucesso e formando um relacionamento
profundo e duradouro, onde ambas as partes sentem-se satisfeitas e
colaboram entre si para obter os melhores resultados.
Diariamente as pesquisas são tomadas, por uma parte das
organizações, como algo externo, que é feito para descobrir o que o
cliente deseja, deixando de lado um dos principais elementos de todo
o seu sucesso e sobrevivência, seus colaboradores.
Realizar uma pesquisa interna pode auxiliar no aumento das
oportunidades, das soluções mais simples, objetivas e claras,
auxiliar no desenvolvimento dos processos, entre muitos outros
fatores.
Mas para que uma pesquisa interna dê certo, existem elementos que
são imprescindíveis para a elaboração do questionário, ou até mesmo
uma conversa, que têm como foco entender qual é a atua situação da
organização como um todo.
Mesmo assim existem colaboradores que ainda são avessos às pesquisas
internas, colocando o achar em primeiro lugar, não dando respostas
fiéis às suas idéias e até mesmo guardando sugestões porque não
confia neste ou naquele profissional que está ali ao seu lado
diariamente.
Ainda existem aqueles que imaginam que as suas questões são
irrelevantes para a organização, pois esquece-se do principal, o
trabalho de um influencia diretamente no trabalho realizado pelos
demais, e com isso acha que sua importância é menor.
Os fatores que levam a uma resistência maior são frutos de gestores
menos preparados para lidar com pessoas, que têm seu foco somente em
produção e resultados, ou ainda desejam somente estar no poder
porque assim acham que são superiores.
Com o passar dos anos e uma mudança percebida em várias
organizações, chega-se a compreender melhor o quanto há entre os
modelos de gestão mais antigos e os que são introduzidos atualmente,
as diferentes opiniões podem gerar conflitos, pois em certos
momentos a cultura organizacional pode parecer imutável e a
resistência é sentida.
Um dos grandes desafios dos novos modelos de gestão pode ser
exatamente trabalhar com toda a organização, demonstrando que não há
trabalho menor ou maior, mas que todos são igualmente importantes,
mesmo que para alguns um cargo não seja o seu objetivo real.
O conhecimento e a disciplina utilizados diariamente podem auxiliar
a compreender melhor que as organizações só existem devido as
pessoas que estão presentes diariamente, para que um simples
processo continue e traga os resultados esperados por todos.
Como há um receio em muitas organizações em descobrir o que seus
colaboradores pensam da própria organização, deve-se contratar uma
equipe externa de pesquisa, sem interferência dos gestores, e também
sem sua presença no local da pesquisa, permitindo encontrar as
respostas mais verdadeiras.
É um caminho a ser percorrido e que trará muitos frutos ao longo do
tempo, especialmente se a sua organização puder compreender
realmente que o sucesso de uma única pessoa não é conquistado
sozinho, mas sim com um trabalho coletivo, se não fosse desta forma
não haveria a necessidade de outras pessoas no planeta, nem mesmo
para adquirir os produtos.
Em uma pesquisa todas as respostas são geradoras de melhoria
contínua, tornando um processo ou mesmo uma atitude mais adequada ao
momento e permitindo o crescimento de todos, trazendo as melhores
respostas quando as perguntas corretas são feitas.