A influência do conhecimento em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
28/07/2007
Sem a informação não há como compreender o mercado, não há como
conhecer o consumidor e atender aos seus desejos, da mesma maneira é
possível perceber que diariamente algumas ações das empresas são
tomadas com base em suposições sem base ou mesmo copiando a
concorrência.
Logicamente os concorrentes estudaram o mercado, buscaram
informações em pesquisas, em dados históricos e agruparam dados
relevantes para tomar uma decisão, da mesma forma há organizações
que apenas observam os concorrentes e imitam suas ações.
Como é sabido nenhuma organização é igual às outras, sequer é
parecida, então não há motivos para copiar as estratégias, mas é o
que ocorre quando o planejamento não é desenvolvido, nenhuma
pesquisa é realizada e os gestores acabam achando ao invés de
pensar.
Com o mercado mais dinâmico a cada dia, percebe-se que o
relacionamento com os clientes pode auxiliar a encontrar as
informações mais preciosas, também deve ser dada a devida atenção
aos colaboradores, principalmente quando a informação torna-se um
dos motivos mais importantes e que gera maior criatividade.
Também existe o outro lado, onde a sua organização pode realizar
muitas pesquisas, obter muitos dados e não conseguir focar o que é
realmente importante, gerando um tempo relativamente alongado para
filtrar os dados e transformá-los em informações úteis.
No dia a dia todas as pessoas acabam realizando pesquisas, buscam
informações em vários meios de comunicação, conversam com seus
amigos, realizam testes com produtos etc., mas dentro das
organizações isto parece ser deixado de lado, uma ação individual
pode ser bloqueada pela própria pessoa ou mesmo por um gestor sem
preparo.
Algumas organizações têm incentivado seus colaboradores a realizar
pesquisas, buscar informações e gerar novos produtos ou serviços,
muitas vezes é um investimento tão poderoso que muitas organizações
acabam deixando de lado, pois seus colaboradores não podem criar
nada ou sequer encontrar soluções mais simples, o que comprova que a
própria organização acaba destruindo seu futuro no mercado.
Com a rápida evolução do mercado é natural que muitas organizações
tentem recuperar o tempo perdido, mas o que acabam esquecendo é que
tudo o que acontece dentro de uma organização é fruto do que foi
plantado anteriormente, as ações do passado sempre irão refletir no
futuro das organizações e determinarão o seu sucesso ou não.
Atualmente há muito conhecimento dentro das organizações, mas
somente algumas descobriram que este conhecimento deve ser
compartilhado por todas as áreas, gerando um crescimento conjunto de
todos e permitindo que o planejamento seja seguido de forma a
alcançar o sucesso no mercado.