A Influência dos Buscadores nas Vendas
Por Sandra Turchi
07/06/2010

Diga, você compraria um carro hoje sem consultar a internet? Ou um apartamento ou um instrumento musical? Enfim, qualquer coisa? Se você respondeu que sim, lamento, pois você está perdendo a chance de fazer um negócio ainda melhor.

As ofertas na web vão desde músicas exóticas a medicamentos, de roupas sob medida a leilão de arte, de filmes a flores, quer dizer, tudo. Nós podemos encontrar simplesmente tudo na internet. São milhares de lojas vendendo de tudo. É um shopping gigantesco, com o que você puder imaginar.

Mas e para localizar o que se deseja? Como fazer para ter certeza de que estamos fazendo realmente um bom negócio? Os buscadores ou ferramentas de busca estão aí pra isso. Seja através do grande campeão de audiência, o Google, ou pelo Yahoo, ou pelos indexadores de preços como Buscapé, Mercado Livre, ou os leilões reversos, entre muitas outras opções, o importante mesmo é pesquisar antes, e a web oferece vantagens significativas pois agiliza essa procura.

Quase cinqüenta por cento dos que compram imóveis hoje em dia faz buscas pela internet, que facilita a seleção prévia do que se deseja visitar, de acordo com a faixa de preço, localização, tamanho e todas as especificações que o interessado quiser. Essa busca é feita não só por clientes do Brasil, mas também do exterior, interessados em investir em imóveis no país. Eu mesma utilizei recentemente essas ferramentas e consegui economizar quase 20% do valor da compra.

Mesmo que para a efetivação das compras online ainda haja muito medo, pois mais de 52% das pessoas estão preocupadas com a segurança nas transações, as buscas tornaram-se algo essencial, pois as pessoas podem pesquisar tudo online e decidir através de qual canal desejam efetuar a compra em si. O varejo online tende a realizar mais de 22 bilhões de reais em 2009, se forem somadas as transações de bens de consumo (9,8 bilhões), automóveis (7,9 bilhões) e turismo (4,5 bilhões), que é outro setor que vem crescendo vertiginosamente.

Com o aumento da audiência na internet entre adultos e idosos, cresce automaticamente o e-commerce, pois em torno de 19% das vendas feitas na web foram para pessoas com mais de 50 anos em 2008.

As construtoras investem cada vez mais em equipes dedicadas ao marketing digital, um exemplo disso é a Tecnisa, que tem se destacado com suas estratégias segmentadas na web, investindo por volta de 20% do montante dedicado à divulgação dos seus empreendimentos. Conforme dados da empresa, 94% dos clientes que fecham negócios passam antes pela internet! Em 2008, até novembro, foram vendidas 530 unidades pelo seu site.

Dentre as montadoras de veículos, a Ford está em terceiro lugar em investimentos na mídia online no país, com 7% do total do seu investimento voltado para ações na web. Sua concorrente, a Fiat investe 15% do total da sua verba publicitária nos canais online e seu diretor de marketing explica que 70% dos seus clientes passam pela internet antes de efetivar suas compras.

Para que sua empresa não fique de fora desse novo mercado é necessário buscar conhecimento e ajuda para posicioná-la de forma correta nos buscadores, pois sem dúvida seus atuais clientes e potenciais já devem estar passando por lá para procurá-la.

Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter: http://twitter.com/SandraTurchi