As influências das marcas em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
27/06/2007
A influência das marcas na hora de adquirir um produto é efeito de
experiências individuais de cada consumidor, fazer um teste com os
produtos é uma forma de comprovar o que é transmitido através da
comunicação da empresa, trazendo para as mãos do consumidor
informações realmente imprescindíveis e agregando valor ao produto
ofertado.
Para algumas organizações ofertar produtos é simplesmente colocá-los
no ponto de venda, sem preocupar-se com a continuidade do processo,
que resulta em fidelização, pois estão orientadas somente às vendas.
A comparação entre produtos similares é um dos fatores que permite
ao consumidor estudar muito mais um produto, conhecer suas
características, seus atributos e tomar sua decisão, passando estas
informações para seus amigos posteriormente.
Em mercados altamente competitivos o maior desafio é construir uma
nova marca que passe a ser parte da vida de uma pessoa, onde esta
pessoa se torne um advogado da marca, defendendo-a dos demais
consumidores que preferem o concorrente, mas em um processo de
conhecimento das demais marcas e produtos, há fatores que podem
fazer com que este consumidor fiel mude para a concorrência.
Em certos casos o consumidor percorre grandes distâncias para
adquirir o seu produto desejado em um ponto de vendas que lhe
ofereça diferenciais, agregando mais valor para o produto e sua
marca.
Com o advento da internet, e das lojas virtuais, percebe-se que os
sites tornam-se fontes de referência, em boa parte dos casos, para
que um cliente tome sua decisão, da mesma forma a marca irá
influenciar diretamente, será o produto de uma determinada marca que
irá servir de referência para a comparação.
Também existem produtos que são comuns ao dia a dia dos
consumidores, acompanhando-os desde a infância até a idade adulta,
passando por gerações e demonstrando a fidelização de uma família
inteira, como exemplo podem ser citados os automóveis, onde os pais
passam para seus filhos os motivos que os levam a adquirir uma única
marca durante toda a vida, tornando-se uma tradição familiar.
Atualmente criar uma marca que tenha este poder parece impossível,
um dos motivos é que os produtos tornaram-se descartáveis, alguns
componentes têm uma vida útil muito curta e incentivam às trocas
excessivas, da mesma forma tornam a marca mais frágil, pois na mente
do consumidor todos os produtos daquela marca estragam mais
rapidamente, o serviço de atendimento ao consumidor só o coloca na
espera, não há uma explicação satisfatória sobre os defeitos do
produto etc.
As organizações devem compreender que toda e qualquer interação com
o consumidor, desde uma propaganda em revistas até o ponto de venda
e depois, junto ao pós-venda, faz parte das ações de uma
organização, que podem gerar mais valor para os consumidores ou
então enviá-los para a concorrência.
O consumidor tende a buscar no mercado um produto em que confie, de
uma marca já conhecida e que seja fiel ao seu discurso, mas ainda
existem empresas que apenas produzem, sem a preocupação com o
restante da organização.