As informações da pesquisa em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
12/06/2007
Buscar informações no mercado junto aos consumidores é uma tarefa
comum às organizações, com a intenção de melhorar produtos ou
serviços, conhecendo quais são os desejos dos clientes e criando um
relacionamento.
Ao elaborar uma pesquisa a organização deve saber exatamente o que
deseja, pesquisar não é um ato de coletar dados e guardá-los em
gavetas.
Atualmente existe a barreira invisível da delimitação do acesso às
informações, evidentemente existem informações que podem ser
protegidas, mas para que a organização compreenda melhor o mercado e
como o consumidor pensa, é natural compartilhar uma informação
relevante às áreas e com isso criar uma integração ao aperfeiçoar
todo e qualquer processo organizacional e de relacionamento com o
consumidor.
Quando uma organização trabalha isolando suas áreas acaba impondo
barreiras e criando as maiores dificuldades para todos os
colaboradores, gerando conflitos desnecessários e perdendo grandes
oportunidades.
É aceitável ter dentro das organizações opiniões diferentes, com
isso o trabalho melhora constantemente, desde que todos trabalhem
conjuntamente e permitam-se auxiliar uns aos outros.
Mesmo em pesquisas específicas de certas áreas, percebe-se que seus
resultados e aplicações influenciam diretamente no desempenho dos
demais, pois a organização trabalha em conjunto e deve ser
compartilhada.
Todos os dias são realizadas pesquisas e as informações são passadas
diretamente do cliente para um vendedor, ou alguém que trabalhe em
um call center, mas o que é feito com esta informação é o mais
importante, em algumas organizações ela é descartada, pois a cultura
da empresa esquece de levar em consideração as informações coletadas
pelos colaboradores que estão em contato direto com o consumidor.
O sucesso de uma pesquisa depende da qualidade de suas perguntas, de
sua elaboração e da facilidade de compreensão para qualquer pessoa
que seja entrevistada, por isso é importante que uma pesquisa tenha:
Uma seqüência: ao definir as questões, deve-se prestar atenção se as
questões auxiliam a compreender o objetivo principal, não há como
obter dados corretos se as questões estão embaralhadas e causam
confusão na mente do consumidor entrevistado;
Uma linguagem clara: a simplicidade é um ponto muito bem-vindo em
uma pesquisa, utilizar terminologias técnicas com consumidores pode
levar a erros e também traz dúvidas sobre o foco da pesquisa;
Não pode haver influência externa: ao responder um questionário,
mesmo que para uma pessoa, o consumidor têm o direito a expressar a
sua opinião individual, logicamente a presença de uma pessoa pode
influenciar em algumas respostas, por isso é aconselhável que esta
pessoa não demonstre vínculo com produtos, serviços e empresas ao
entrevistado, isto também é percebido em pesquisas feitas pela
internet, onde as pessoas podem expressar sua opinião com maior
precisão.
Existem outros pontos que podem ser levantados para que uma pesquisa
tenha um resultado dentro do objetivo da organização, mesmo assim as
informações devem ser compartilhadas, pois uma área interfere
diretamente no desempenho da outra.
A necessidade de uma pesquisa é um dos fatores que permite às
organizações manter-se no mercado, enfrentando a concorrência e
mantendo clientes fiéis.
Ao atender os desejos dos consumidores, a empresa coloca em prática
os resultados dos estudos de mercado, seja com uma pesquisa
inteiramente nova ou que traga dados históricos para enriquecer seu
conteúdo.
A cada nova pesquisa existe uma melhoria natural, desde a elaboração
até a abordagem do consumidor, por isso é importante que a pesquisa
esteja presente e disponível para todas as áreas da organização.
Sempre que possível, deve-se realizar uma pesquisa mais profunda e
outras complementares ao longo do tempo sobre um determinado produto
ou serviço, para que os desejos do consumidor sejam atendidos
completamente.
A pesquisa é uma grande fonte de conhecimento e traz consigo
oportunidades que devem ser aproveitadas pelas organizações, gerando
a união das áreas e permitindo ofertar ao mercado o melhor produto.