Inovação é Arma Competitiva
Por Ari Lima
12/05/2008
“um empreendimento comercial tem duas - e só duas - funções básicas:
marketing e inovação. O resto são custos”. Peter Drucker
Diferenciação em produtos e serviços, criação de novos processos de
atendimento, descoberta de novas demandas, novas necessidades de
clientes, achar setores não atendidos, tudo isto pode significar uma
vantagem competitiva para um profissional e sua organização.
No livro “A Estratégia do Oceano Azul”, escrito pelo sul-coreano
Cham Kim e a professora francesa Renée Mauborgne (Ed.
Campus/Elsevier), sucesso editorial do momento, os autores
apresentam uma das mais eficazes estratégias de mercado atuais, que
pode ser adaptada à gestão da carreira de um profissional da área
jurídica.
A idéia central que norteia esta estratégia é possibilitar que a
empresa ou o profissional possa descobrir ou inventar seu próprio
ambiente de negocio, pois neste caso, nadarão livres num oceano
azul, sem concorrentes. Portanto a base desta estratégia é a
inovação.
Os autores defendem que é fundamental o profissional parar de olhar
apenas para os concorrentes e começar a pensar em oportunidades
alternativas de mercado, em que sua competência será útil, a partir
de um diferencial que tenha e que seja único para um determinado
grupo de clientes.
Comece este processo fazendo um conjunto de perguntas a si mesmo,
aos sócios, aos clientes e ao mercado em geral.
Questionando o Próprio Negócio
· Existem necessidades não satisfeitas no meu setor de atividade?
Quais são elas?
· Que novos produtos ou serviços que poderei oferecer aos meus
clientes?
· Como posso me diferenciar no mercado?
· Como posso utilizar a Internet como uma importante ferramenta de
promoção profissional?
· Como posso utilizar a internet como um meio de prestar novos
serviços aos meus clientes e de agregar valor aos serviços que já
ofereço?
· Quais são as novas tendências de mercado em minha área?
· Que serviços meu publico alvo gostaria de está recebendo e que
nenhum outro concorrente está oferecendo?
· Quais são os problemas que meus clientes e outros iguais a eles
têm que minha organização poderia ajudar a resolver?
· Quais são os produtos, serviços, informações e profissionais
escassos no mercado?
· Posso utilizar novas tecnologias ou novos equipamentos eletrônicos
para fornecer serviços diferenciados a meus clientes?
· O que é mais importante para meu cliente? Preço, atendimento,
comodidade ou prazo?
É preciso entender que a qualidade das respostas depende da
qualidade das perguntas. Devemos procurar fazer as perguntas certas
para podermos encontrar resposta adequada à melhoria do nosso
negócio.
Buscando a inovação através do Brainstorming
Utilize o Brainstorming, ou ”tempestade de idéias”, que é uma
importante ferramenta utilizada na gestão da qualidade total, para
responder as perguntas mencionadas.
O Brainstorming funciona da seguinte maneira: faça uma reunião com
mais pessoas para responder a todas estas perguntas. Peça a cada
participante que sugira o maior numero possível de soluções para
cada pergunta num determinado espaço de tempo (por exemplo, 30
minutos para cada pergunta). Depois deste prazo recolha todas as
sugestões apresentadas.
Certifique-se de que todos possam opinar livremente, sem idéias
pré-concebidas. Esta é a grande vantagem do Brainstorming, as mentes
das pessoas ficam livres para propor soluções as mais livres e
inovadoras possíveis. É daí que surgem muitas idéias geniais.
Organize o material apresentado pelos participantes da reunião. Em
seguida realize outra reunião, com o objetivo de analisar os dados
coletados, adaptando-os ou modificando-os, se necessário.
Normalmente a partir de reuniões de Brainstorming surgem muitas
inovações.
Como resultado deste processo seu escritório criará uma nova
vitalidade. Muitas idéias surgirão neste momento, e outras ficarão
latentes para aflorarem em momentos futuros. Mas certamente você
iniciará um processo de busca de soluções que mudará definitivamente
sua maneira de encarar seu negócio.
MONTANDO A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Esta teoria foi baseada no estudo de muitos movimentos competitivos
de empresas e pessoas de sucesso ao longo dos anos. Os autores
notaram fatores em comum utilizados por empresas ou pessoas de
sucesso, e a partir daí montaram sua metodologia.
A seguir os quatro passos desta estratégia:
· · analisar suas competências, suas qualidades positivas e
negativas;
· · descobrir como está sendo percebido no mercado;
· · montar seu plano tático estratégico de carreira;
· · comunicar este plano ao mercado.
Analisar as competências
O primeiro passo é descobrir suas principais competências em relação
às necessidades de mercado, e criar um gráfico comparativo entre
onde você está e onde precisa chegar.
Observar fatores como:
· Comunicação interpessoal;
· Capacidade de liderança;
· Domínio de outra língua;
· Conhecimentos técnicos;
· Capacidade de inovação;
· Formação como MBA ou Pós-Graduação.
Nesta fase, é preciso relacionar estas competências, fazer a
comparação entre onde está em relação a onde precisa chegar, e
destacar aquelas competências que precisa desenvolver.
Como está sendo percebido no mercado
Nesta fase, o profissional precisa ir a campo para descobrir como
está sendo percebido pelo mercado. Como é percebido pelos seus
concorrentes, pelos sócios, pelos colegas de trabalho, pelos seus
clientes? É nesta fase que se pode descobrir coisas importantes para
montar a estratégia. A partir de sua percepção do mercado e de como
as pessoas avaliam a utilidade de seus serviços.
Pode-se utilizar nesta fase outra ferramenta elaborada pelos
criadores da Estratégia do Oceano Azul, “o modelo das seis
fronteiras”, que é o seguinte:
Descubra competências alternativas, pois seu concorrente não é
apenas quem faz a mesma coisa que você, mas também quem fornece
serviços alternativos ao seu. O teatro é alternativo ao cinema, que
é alternativo a ler um livro, que é alternativo a assistir
televisão.
Examine os profissionais estratégicos na área jurídica, que têm
diferenças fundamentais e estão se destacando, estude estas
diferenças.
Analise sua cadeia de clientes, e extrapole a definição convencional
de cliente, buscando novas pessoas ou empresas que podem ser
clientes de suas competências.
Estude a oferta de competências complementares. Segundo os autores,
o oceano azul geralmente se oculta em produtos ou serviços
complementares aos oferecidos hoje.
Descubra onde está seu talento, qual o seu ponto forte. Será a área
técnica, gestão de pessoas, a criatividade, ou outra característica
que pode se tornar fundamental num contexto empresarial?
Examine as tendências de mercado, existem mudanças externas
ocorrendo que podem afetar sua carreira, e podem também criar
oportunidades.
Monte sua estratégia
Agora vamos para o terceiro passo, monte sua estratégia. Ela será
baseada em um conjunto de táticas, ou idéias práticas e de fácil
aplicação. Idéias muito complexas e complicadas também são difíceis
de serem implantadas.
Por exemplo, você pode resolver que precisa melhorar seu
relacionamento interpessoal, sua capacidade de negociação, sua
habilidade para escrever artigos, como parte da estratégia para
tornar-se um profissional destacado e único em seu foco de mercado.
Apresente estes atributos que pretende desenvolver ao mercado, e
esteja atento para descartar aqueles que não despertem atenção
especial em seus futuros “juízes”, os clientes.
Comunique este plano ao mercado
Agora que você já conhece sua condição profissional atual, suas
competências e a distância entre onde você está e onde precisa
chegar, pode montar seu plano estratégico e comunicá-lo ao mercado.
Nesta fase analise quatro aspectos essenciais de suas qualidades
pessoais e profissionais em relação ao mercado, fazendo as seguintes
perguntas:
1- 1- quais atributos devem ser eliminados para tirar você do oceano
vermelho e ajudá-lo a conquistar o oceano azul;
2- 2- quais atributos você pode manter, apesar de estarem abaixo dos
padrões de mercado;
3- 3- quais qualidades devem ser elevadas bem acima dos padrões de
mercado;
4- 4- quais atributos ou qualidades não disponíveis no mercado que
eu devo criar.
Em seguida comece a divulgar a nova estratégia. Ela deve nortear
todas as decisões de sua carreira e de seu negócio, desde uma
mudança na sociedade, localização, ampliação do escritório, ou até
um investimento em desenvolvimento pessoal e profissional.
O conjunto de todos os conceitos e ferramentas apresentados
anteriormente constitui “a estratégia do oceano azul” numa
organização, e pode ser implantado facilmente na gestão de carreira
e no escritório de qualquer profissional. É uma maneira eficaz de
gerir a carreira, promover sua imagem e desenvolver seu marketing
pessoal e profissional. Esperamos que a forma como foram
apresentados estes conceitos possa ajudar muitos profissionais que
pretendem superar o “oceano vermelho” em que se encontram a
alcançarem seu “oceano azul”.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.