Inovação e Criatividade em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
08/10/2007
Durante o processo criativo existem muitas variáveis que direcionam
o que deverá ser a referência para que o produto ou serviço
elaborado naquele momento tenha vínculos com o público-alvo ao qual
se direciona, mesmo assim é possível que algumas descobertas tragam
novas perspectivas para o lançamento do produto, como um novo
público ou uma fatia de mercado maior.
A criatividade está ligada diretamente com a forma pela qual um
produto ou serviço é ofertado para o cliente, mas também é provável
que uma inovação além do seu tempo acabe por impedir a produção,
mesmo assim as pesquisas e o desenvolvimento podem aproveitar todos
os estudos para conhecer melhor o consumidor e o que pode ser
ofertado a ele.
O que também influencia, e muito, a elaboração de um novo produto ou
serviço é o desejo do consumidor, e processos como o da customização
evidenciam este aspecto.
Com o aumento da concorrência, a criatividade ganha mais
importância, e os estudos de mercado permitem atender os desejos do
consumidor de maneira mais consciente, analisando as variáveis
necessárias e aprofundando o relacionamento com o consumidor.
Quando as organizações conseguem elaborar novos produtos ou
serviços, é natural que façam uso de mercados específicos para
realizar testes, mas há casos em que certas empresas preferem
inserir seus novos produtos em um mercado sem conhecer a aceitação,
assumindo um risco muito maior e que, em uma parcela dos casos, não
obtém sucesso.
As pesquisas de mercado apontam os desejos dos consumidores, também
demonstram a fatia de mercado que se conquistou, quais são as
características dos produtos ou serviços que atraem a atenção do
consumidor, o que os concorrentes estão elaborando etc., mas obter
os dados, pura e simplesmente, não traz vantagens para a
organização, especialmente se estes dados forem colocados em bancos
de dados e ninguém puder acessá-los.
A criatividade faz uso do conhecimento obtido ao longo do tempo, as
pesquisas auxiliam a criar com base em dados concretos, e todos
dentro da organização podem criar, mas para que o projeto se torne
real é necessário estudar mais profundamente o assunto, estabelecer
um planejamento, conhecer todas as variáveis que envolvem o
desenvolvimento e compartilhar com os demais as idéias, para que,
além de ganhar mais informações, o projeto comece a criar vida.