Inovação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
13/03/2007
Uma das fontes de evolução do Marketing é sua inovação, adotando
estratégias mais elaboradas, entregando ao consumidor produtos
diferentes e não permitindo que a concorrência possa ter essa
vantagem competitiva.
Para muitas empresas a inovação é fundamental, são empresas onde a
tecnologia disponibilizada em seus produtos é o grande diferencial e
o que permite ao público-alvo estar com os lançamentos mais recentes
em mãos sempre.
Mas a inovação pode ir além da tecnologia, pode ser usada em um
processo, em uma estratégia e até mesmo no relacionamento
interpessoal dentro da organização, gerando maior conhecimento e
permitindo um ambiente melhor para o crescimento humano e da
organização no mercado.
Atualmente muitas organizações buscam inovar sempre, esquecendo de
uma variável muito importante para o sucesso do produto, o preparo
do consumidor para lidar com este novo passo evolutivo.
Há muitos produtos guardados para o momento certo, em vários casos o
consumidor ainda não está preparado para utilizar ou entender o
conceito por trás da novidade, também existem exemplos que mostraram
o despreparo da empresa em perceber que o momento oportuno para o
lançamento já era vivido.
Diante de muitas variáveis, podem ser obtidos dados que levem a
tomar a decisão de colocar o produto no mercado no tempo certo, são
estudos feitos constantemente e visam dar um retorno aos estímulos
dados ao consumidor em pesquisas realizadas.
Por mais que pareça uma decisão unilateral, da organização para com
o mercado consumidor, é preciso entender os desejos e necessidades
do cliente.
Para que a inovação tenha mais chances de sucesso no mercado, são
necessárias análises de pontos como:
Conhecimento de mercado: o preparo de toda a estrutura envolvida é
fundamental, não adianta estar um passo a frente da concorrência com
uma inovação que não será absorvida pelo consumidor;
Cadeia de Valor: todos os envolvidos no processo de produção devem
estar preparados para atender às exigências de qualidade,
distribuição, matéria-prima etc.;
Visão: saber que o consumidor ainda não está preparado, por meio das
pesquisas realizadas, é uma forma de atender seus desejos e
necessidades na hora exata e da maneira exata.
O mercado está evoluindo constantemente, cada um dos setores possui
o seu tempo para dar outro passo, seja na busca de matéria-prima ou
produção, logicamente existe o momento adequado para evoluir, mas há
casos, como o setor calçadista, onde a produção requer mão de obra e
não há previsão para a utilização de maquinário na produção.
Muitas vezes o inovar pode ser encarado como uma melhoria, que em
alguns casos não exige um investimento alto e pode ser realizado de
uma maneira muito simples.