Inovação na Comunicação - Receita de Sucesso
Por Sandra Turchi
07/06/2010
Há um efeito benéfico na crise, a meu ver, pois sempre nos obriga a
buscar alternativas criativas, como empresas ou como profissionais.
Como empresas ela nos estimula a encontrar oportunidades de
investimento e novas formas de fazer comunicação, marketing e
negócios.
Nesse aspecto, tem se acelerado muito a utilização das ferramentas
digitais como a grande saída. Primeiro porque é muito mais acessível
financeiramente do que as mídias tradicionais, segundo porque
possibilita uma série de inovações não vistas até então.
Permite se aproximar muito mais dos consumidores e alcançar o tão
falado ‘marketing one-to-one’, visto que é possível segmentar e
customizar quase tudo ao falar com o perfil que mais se aproxima
daquele que vai efetivamente comprar o seu produto ou serviço, como
ocorre com a famosa teoria da cauda longa, pois há uma infinidade de
interesses de públicos muito específicos.
Por outro lado, é possível mensurar praticamente todos os passos do
seu cliente, mesmo antes de ele chegar ao seu site, e quando está
dentro dele, podemos saber que áreas ele mais visitou, o ele que
procura, em que momento desistiu, o que comprou, etc. Algo quase
impossível no mundo off line.
O e-commerce surge como excelente alternativa tendo em vista que é
possível atender de forma mais conveniente os atuais consumidores da
empresa, além de poder atrair novos, que dificilmente seriam
trazidos por outros meios. Temos observado esse movimento tanto nas
grandes empresas – caso da Casas Bahia, por exemplo, que deixou de
resistir ao mundo virtual no final de 2008 – como pequenas e médias
empresas – desde floriculturas, bancas de jornais, até postos de
gasolina – que tem aprendido e lucrado com essa modalidade, cuja
previsão é superar os R$ 10 bilhões em 2009.
Há também casos bem consolidados, como das montadoras de automóveis
e construtoras de imóveis, que utilizam esse canal para esclarecer
dúvidas dos clientes antes de efetuarem a compra. Aliás, essa é uma
das tendências a destacar, pois muitas redes investem no modelo de
multicanal, para atender a diferentes públicos, pois o cliente pode
pesquisar no site e comprar na loja, comprar no site e retirar na
loja, ir à loja e consultar um produto que não está no mostruário
físico, etc. Essas soluções são apropriadas para reduzir o temor que
alguns consumidores podem apresentar com as compras na rede.
Dentre as inovações realizadas destaca-se a divulgação de
informações e detalhes de produtos no Youtube, ou informações sobre
lançamentos em redes sociais como o Twitter. Para alguns tipos de
produtos, é muito interessante o investimento em games, por exemplo.
E para todos os produtos e serviços indica-se o desenvolvimento de
estratégias competentes para utilizar corretamente as ferramentas de
busca.
Como podemos observar, as crises estão associadas também à evolução.
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi