Inovações no Marketing - Cuidado!!
Por Sandra Turchi
07/06/2010
Esse momento tem trazido grandes desafios para todos aqueles
envolvidos com marketing e comunicação. Há muito tempo não se viam
tantas mudanças e inovações em tão pouco tempo. Esse movimento tem
feito muitos profissionais voltarem para as escolas buscando se
atualizar com o que há de mais moderno.
Além desses profissionais, outros gestores que atuam com marketing,
direta ou indiretamente, como donos de pequenas e médias empresas
também tem tido essa necessidade, visto que muitas vezes são eles
que comandam as decisões de marketing, pois não existe uma área
formal de marketing na empresa.
Isso é positivo, por um lado, porém há algo interessante ocorrendo.
Eles tomam conhecimento de novas ferramentas, principalmente do
mundo digital, mas sem conhecer muitos conceitos tradicionais de
marketing necessários para trazer consistência às novas aplicações.
Vou exemplificar: quando se elabora um plano de marketing para uma
empresa atualmente, é quase obrigatório aplicar ações de marketing
digital, porém, em alguns casos, percebe-se que atividades
pertinentes marketing tradicional, como “conhecer o consumidor e seu
processo de decisão de compra”, ainda não foram elaboradas.
Sabe-se que a crise atual trouxe muita ansiedade, bem como muita
urgência por novas receitas e novos canais, porém, nada disso será
viável se não forem entendidas as raízes do marketing, sua origem
mesmo. Eu costumo dar uma definição bastante simples sobre o que é
marketing, para que qualquer pessoa possa rapidamente captar sua
essência: ‘Marketing é entender e atender o consumidor/cliente,
trazendo com isso melhores resultados para a empresa’, só isso! Mas
fazer o óbvio é, em geral, bem difícil.
Onde quero chegar? É importantíssimo fazer uma lição de casa antes
de pensar em simplesmente aplicar essas novidades e até alguns
modismos. Não basta fazer um curso sobre mobile marketing, ou
advergaming e achar que isso resolverá todos os problemas da
companhia, ou então acreditar que tudo estará solucionado quando
colocarem um vídeo no YouTube!
Claro que certas ações são muito interessantes e, sem dúvida, as
mídias digitais são aliadas incríveis, principalmente daqueles que
têm pouca verba para investir, pois elas permitem um retorno mais
rápido devido à assertividade obtida com algumas estratégias. O
exemplo são as já conhecidas ferramentas de busca (ou search
engines), pois a empresa só será encontrada por aqueles que estão
procurando aquilo que é vendido por ela.
Mas lembre-se, para alcançar esse resultado é necessário
conhecimento, não basta comprar palavras-chaves nos leilões de links
patrocinados e achar que milhares de clientes baterão à sua porta. É
necessário entender como funciona, por exemplo, para estar bem
posicionado nas buscas orgânicas, que são aquelas não pagas,
justamente onde as pessoas clicam mais, pois tem maior
credibilidade.
Mas antes de tudo isso eu aconselho que se elabore um planejamento
estratégico, se façam pesquisas sobre o setor e o cliente, se
converse com os consumidores, e então se complemente o plano de ação
com a utilização dessas inovações, para não ser seduzido por
soluções milagrosas. Caso contrário, é possível cair no equívoco de
ofertar produtos que seu cliente não deseja mais comprar, ou criar
um canal de vendas onde ele não está ainda adaptado a realizar suas
compras, ou ainda, deixar de agregar serviços que ele está
precisando muito.
Relembrando, nesses casos, somente quem é expert no seu negócio será
capaz de atender.
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi