Inove e venda mais
Por Raúl Candeloro
16/12/2008
Doug Hall é um cara incomum. Como gerente de produto da Procter &
Gamble, participou da criação de diversos produtos inovadores que
viraram sucessos estrondosos nas prateleiras do mundo inteiro.
Apaixonado pelos assuntos “criatividade” e “marketing”, ele preferiu
seguir carreira solo, como consultor, fundando o Eureka Ranch, um
lugar (melhor seria chamar de retiro) em que as equipes de empresas
em dificuldades vão para passar dois ou três dias discutindo quais
produtos ou serviços novos lançar, como lidar com guerras de preços
entre concorrentes, comoditização de produtos e serviços, etc.
Depois de acompanhar a criação de centenas de lançamentos, Hall
chegou a várias conclusões importantes, publicadas em seu livro Jump
Start Your Marketing Brain – sem tradução no Brasil, por enquanto.
De acordo com Hall, pode-se prever com bastante precisão a
possibilidade de um novo produto ou serviço fazer sucesso no
mercado. Para aumentar as chances de isso acontecer, ele recomenda
que três regras simples sejam respeitadas:
Tenha ou crie um benefício claro – Ou melhor, mais do que claro; um
benefício específico, direto, óbvio. Um estudo da American Marketing
Association – AMA mostrou que campanhas publicitárias que ofereciam
uma definição pobre do benefício tinham 23% de probabilidade de
sucesso. Campanhas com um benefício moderado tinham 46% de
probabilidade de sucesso, e as que tinham um benefício muito forte
tinham 82% de chances.
Exercício prático: peça para sua equipe de vendas escrever em uma
folha de papel qual o principal benefício de negociar com sua
empresa ou comprar seus produtos e serviços. Discutam as diversas
respostas até chegarem a um acordo sobre qual é o principal
benefício e como colocar todo seu foco e esforço nesse grande
diferencial.
Razão para acreditar – Por que um cliente deveria acreditar em você?
A melhor credibilidade que existe é aquela fundamentada na
honestidade e em cumprir mais do que foi prometido.
Exercício prático: Hall recomenda uma simples pergunta para
descobrir se você está indo pelo caminho certo. Pergunte a todos os
seus clientes: “O produto ou serviço alcançou ou excedeu suas
expectativas?”. Cada cliente que tiver suas expectativas superadas
poderá dar testemunhos e depoimentos, aumentando ainda mais a sua
credibilidade.
Diferença dramática – Você precisa quantificar os benefícios e valor
oferecidos. Se você não pode quantificar suas vantagens em relação à
concorrência, não reclame quando seus clientes comprarem opções mais
baratas. Um preço mais baixo é um benefício específico, direto,
óbvio. A única forma de confrontar uma desvantagem específica de
preço, para Hall, é oferecendo aos clientes uma vantagem específica
e mensurável do valor oferecido.
Exercício prático: em uma folha de papel, coloque em um lado todos
os benefícios que sua empresa oferece. Do outro lado, todos os
benefícios que seu principal concorrente oferece. Cruze, dos dois
lados, os que forem iguais. O que sobrar será o grande diferencial.
Se não sobrar nada, não há diferencial. E quando não houver
diferencial, decide-se pelo preço.
Doug Hall é um crítico ferrenho das campanhas de marketing com
imagens bonitas que não dizem nada, de produtos e serviços fracos,
sem sal nem personalidade, e de empresas – e pessoas – que tentam
agradar a todos e se perdem no processo. Por isso ele defende tanto
a claridade, a objetividade e a paixão por oferecer benefícios
claros e indiscutíveis aos clientes. Uma das suas frases mais
interessantes sobre esse assunto é: “Deixe que um cliente diga
‘não’, porque realmente não está interessado no que você tem a
oferecer. Mas nunca deixe um cliente dizer ‘não’ por não ter
entendido o que você está oferecendo”. Uma mensagem de vendas, para
Hall, tem de ser como a proa de um navio – feita para cortar e
avançar, mesmo quando houver resistência. Por isso ela tem de ser
clara, objetiva e apaixonada, mas com personalidade.
Lembre-se de só existem duas opções: preço baixo ou diferenciação.
Por isso, Hall finaliza perguntando: “Quando seus clientes comprarem
seu produto ou serviço, o que vai acontecer de diferente? Como suas
vidas vão melhorar? O que vão passar a ter ou sentir que não têm ou
não sentem agora? Seu objetivo é criar um ‘minimonopólio’, oferecer
algo que só você oferece – ou então brigar pelo preço”.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.