Inteligência Organizacional
Por Ari Lima
12/05/2008
Existe um conjunto de características que distinguem as organizações
bem sucedidas de todas as demais. Estas características estão
relacionadas a fatores subjetivos e culturais de uma empresa e
representam um grande diferencial competitivo. A inteligência
organizacional deve ser desenvolvida, pois é a principal responsável
pela satisfação das necessidades de todos os agentes envolvidos
neste contexto: clientes, funcionários, fornecedores e sócios desta
corporação.
Chamamos este conceito de inteligência organizacional, pois é uma
maneira adequada de conciliar os interesses de todos os agentes
envolvidos na missão da empresa. Ao mesmo tempo em que é uma
organização lucrativa, também deve cumprir seu papel social de
prestar serviços de ótima qualidade a seus clientes, satisfazer
necessidades dos colaboradores e atender demandas dentro de um
contexto de responsabilidade social.
As seguintes características quando presentes em uma empresa são
exemplos de inteligência organizacional:
· Clima motivacional – as organizações inteligentes estimulam um
clima motivacional, em que os profissionais são chamados a
desenvolver seu trabalho de maneira produtiva e competitiva, mas
alinhados a uma filosofia de trabalho comum. Os funcionários também
devem ser avaliados através de regras claras e remunerados de acordo
com méritos particulares e pelo trabalho em equipe.
· Recrutamento e retenção de talentos – empresas inteligentes tem
métodos eficazes para recrutamento de talentos, e política
consistente para manutenção destes, através de incentivos à
participação nos lucros, bônus por resultados e outras fórmulas,
além de incentivar o crescimento profissional através de
treinamentos.
· Respeito aos clientes – a política de marketing e relacionamento
com os clientes das organizações inteligentes deve buscar um
diferencial de atendimento no mercado. Estas empresas têm uma forma
particular de abordagem que as distingue das demais, deixando os
clientes sempre impressionados de maneira positiva em todos os
contatos com esta organização.
· Inovação - organizações inteligentes são inovadoras, procurando
sempre oferecer novos produtos, conceitos ou formas de atendimento a
seus clientes para estar sempre um passo à frente da concorrência.
· Responsabilidade social – é cada vez mais comum as pessoas
associarem a imagem positiva de uma organização com sua postura de
responsabilidade social. Por isto é uma demonstração de inteligência
organizacional a empresa ter uma política de responsabilidade dentro
da sociedade.
Estes são fatores que em geral não necessitam de grandes
investimentos e, portanto, são acessíveis à maioria das empresas,
bastando apenas que busquem agir de maneira inteligente.
Muitas vezes a organização tem um grupo de funcionários de talento
em sua equipe, mas estes não conseguem encontrar um ambiente
propício, nem estímulos para desenvolver seu potencial, e acabam
buscando colocação em outras empresas.
Pode acontecer da organização ter o talento necessário para inovar
em seu mercado, criando novos produtos ou serviços, mas não tem uma
política que estimule seu pessoal a realizar estas inovações, e
acabam perdendo espaço para os concorrentes.
Criar um ambiente motivado entre seus funcionários, e entre estes e
seus clientes e fornecedores pode ser um grande diferencial
competitivo.
Portanto, para alcançar sucesso é necessário que a empresa, além de
desenvolver suas competências técnicas normais como gerenciamento
administrativo, de produção, marketing e financeiro, busque
incorporar também estes atributos que caracterizam a inteligência
organizacional.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.