Joe Girard o Maior Vendedor de Carros do Mundo
Por Ari Lima
12/05/2008
No livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”, (Editora
Record, 1982), Joe Girard, considerado pelo livro Guiness de
Recordes Mundiais como o maior vendedor de carros do mundo, conta
sua historia e os seus “segredos” como vendedor. O livro narra a
trajetória do autor, desde sua infância até o momento em que
sucessivamente experimentou diversos fracassos profissionais. A
partir daí, começa o relato de sua impressionante trajetória como
vendedor, descrevendo pormenorizadamente seus métodos de trabalho e
todas as táticas e ferramentas de vendas, criadas por ele.
Alguns desses métodos utilizados pelo autor são realmente inovadores
e merecem ser destacados. Uma de suas maneiras de captar clientes
era o que ele chamava de sistema de perdigueiros em referência aos
cães de caça. Ele desenvolvia relacionamento com uma infinidade de
pessoas, inclusive seus próprios clientes, de forma que combinava
uma comissão de vinte e cinco dólares para cada cliente que fossem
indicados por estas pessoas. Segundo Joe Girard, pelo menos um terço
de todas suas vendas provinham da indicação destes perdigueiros.
Além disso, ele descreve de maneira simples e prática como utilizava
a correspondência, seus cartões de visitas e o telefone como armas
poderosas para fazer negócios. Cada cliente que ele atendia, enviava
imediatamente uma correspondência, agradecendo-lhes pela compra
realizada, e sugerindo a estes clientes que se soubessem de mais
alguém que estivesse interessado em comprar um carro, poderiam
indicá-lo, que receberiam uma comissão de vinte e cinco dólares pelo
negócio.
É possível tirar algumas lições básicas do trabalho deste grande
vendedor. Vejamos algumas:
· motivação – ele desempenhava seu trabalho com grande motivação e
entusiasmo, dizia sempre, “não façam parte do clube”, ou seja, não
percam tempo com aquelas conversas entre vendedores. Aproveite o
tempo livre para fazer contatos, e preparar novas oportunidades de
negócios;
· cartão de visita – costumava utilizar seu cartão de visita de
forma dinâmica, aproveitando todas as oportunidades para divulgar
seu trabalho;
· relacionamento – mantinha um relacionamento estreito e constante
com seus clientes;
· parcerias – desenvolvia um grande numero de parcerias com diversos
outros profissionais e mesmo com clientes, com o objetivo de obter
ajuda para captar continuamente novos negócios;
· networking – nenhum profissional entendeu tanto a importância de
uma rede de relacionamentos como Joe Girard. Sua Lei Girard dos 250
era uma espécie de metáfora para mostrar a importância de se ter uma
networking bem montada.
· Inovação e criatividade – Joe Girard foi um vendedor criativo e
inovador por natureza e por necessidade. Sempre com idéias simples,
mais bastante funcionais.
· Objetivos – ele tinha objetivos e metas, e os perseguia com
disciplina e dedicação. É famosa sua frase: “planeje seu trabalho e
trabalhe seu plano”;
· Respeito ao cliente – finalmente, é possível perceber o grande
respeito que tinha por seus clientes. Por isto, ele conseguia tanta
fidelidade por parte deles.
Toda sua metodologia de trabalho era baseada em um ótimo atendimento
e uma grande atenção dispensada a estes clientes. Além disso, ele
sempre recompensava a todos por qualquer indicação de outros
clientes. Ao final da leitura, ficamos com a impressão de que
realmente seu método de trabalho funciona de fato.
A história deste grande vendedor, que ficou milionário e famoso
vendendo automóveis, é um estimulo e uma inspiração para todos que
trabalham com vendas no setor automotivo. Mas também serve de
motivação para os profissionais de maneira geral, pois prova que,
mesmo sem formação superior, ele soube vencer obstáculos e tornar-se
um exemplo de sucesso de projeção mundial.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.