Líder Visionário não é aquele que apenas enxerga o futuro, mas principalmente o presente
Por Leonardo Aureliano da Silva
09/01/2011

Quando iniciamos a nossa vida profissional em alguma empresa tomamos consciência da necessidade de ingressarmos em uma universidade para adquirirmos conhecimentos na área que desejamos atuar.

A partir de então, passamos a ouvir alguns professores, especialistas e executivos de diversas empresas e níveis hierárquicos afirmando a necessidade de planejar o futuro.

Pergunto: Será que realmente podemos planejar o futuro com tanta segurança? Como se não bastasse, essa pergunta que nos assombra também faz parte de questionários de recrutamento e seleção de diversas empresas da área de recursos humanos. Não é raridade ouvir dos alunos.... “Professor, não sei o que será de mim amanhã, quanto mais daqui a cinco ou dez anos”. Como podemos vislumbrar o futuro e planejar com tanta segurança o que há de vir, se mal podemos definir o rumo das nossas próprias vidas no agora? Nesse momento, vale lembrar que tudo no nosso país, no nosso amado Brasil é incerto.

A política, a economia, a administração pública, e por conseqüência a vida dos brasileiros. Como seria bom se tivéssemos uma bola de cristal para resolver todos os problemas.

desenvolveríamos as melhores estratégias empresariais, as melhores ações de marketing, e os mais eficientes meios de controle no setor público e privado. Teríamos solução para tudo! Parece ser essa a melhor resposta ao leitor descuidado. O que está em questão, não é apenas o futuro, mas sim, O PRESENTE.

O ontem ficou para trás, o amanhã, ainda não aconteceu....O “presente” é AGORA ! Alguns estudiosos como Peter Drucker, Michael Porter e Philip Kotler, nos ensinaram e nos ensinam muito, partilhando seus conhecimentos nas Ciências da Administração, Estratégia e de Marketing.

única coisa que eles, e talvez ninguém possa nos ensinar e ser é visionário. Defendo essa idéia, não por ser cético em relação à Ciência e na competência de muito profissionais bem sucedidos.

Apenas reforço a opinião de que ser visionário, não é apenas enxergar o futuro e planejar ações adequadas.

É agir com ÉTICA e RESPONSABILIDADE. O que adianta “planejar” o futuro da nossa empresa se no presente continuamos a..... Não responder os e-mails de reclamação dos nossos clientes no tempo devido, Não valorizar devidamente o capital humano....Não devolver a sociedade o que ela realmente merece...Utilizarmos de preços “psicológicos” para facilitar as vendas....Continuarmos a fazer propagandas que mostram o produto mas escondem os termos de interesse do consumidor....Não nos importamos com os acontecimentos negativos em relação a política e assim por adiante.... Permita-me o caro leitor encerrar por aqui essa breve reflexão.

Deixo claro que não sou contra o planejamento, mas sou extremamente a favor de ações concretas no dia-a-dia. E na relação causa e efeito posso dizer que se agirmos corretamente no presente, o futuro será apenas conseqüência do que enxergarmos no AGORA!

Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas;Especialista em Administração de Marketing;Pesquisador em marketing e estratégias de marketing;Mestrando em Administração - UNINOVE;Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE; Leciono disciplinas relacionadas à Administração e Marketing;Atuei em Empresas do Setor Bancário e Securitário.mkt_academico@yahoo.com.br