Líder Visionário não é aquele que apenas enxerga o futuro, mas
principalmente o presente
Por Leonardo Aureliano da Silva
09/01/2011
Quando iniciamos a nossa vida profissional em alguma empresa tomamos
consciência da necessidade de ingressarmos em uma universidade para
adquirirmos conhecimentos na área que desejamos atuar.
A partir de então, passamos a ouvir alguns professores,
especialistas e executivos de diversas empresas e níveis
hierárquicos afirmando a necessidade de planejar o futuro.
Pergunto: Será que realmente podemos planejar o futuro com tanta
segurança? Como se não bastasse, essa pergunta que nos assombra
também faz parte de questionários de recrutamento e seleção de
diversas empresas da área de recursos humanos. Não é raridade ouvir
dos alunos.... “Professor, não sei o que será de mim amanhã, quanto
mais daqui a cinco ou dez anos”. Como podemos vislumbrar o futuro e
planejar com tanta segurança o que há de vir, se mal podemos definir
o rumo das nossas próprias vidas no agora? Nesse momento, vale
lembrar que tudo no nosso país, no nosso amado Brasil é incerto.
A política, a economia, a administração pública, e por conseqüência
a vida dos brasileiros. Como seria bom se tivéssemos uma bola de
cristal para resolver todos os problemas.
desenvolveríamos as melhores estratégias empresariais, as melhores
ações de marketing, e os mais eficientes meios de controle no setor
público e privado. Teríamos solução para tudo! Parece ser essa a
melhor resposta ao leitor descuidado. O que está em questão, não é
apenas o futuro, mas sim, O PRESENTE.
O ontem ficou para trás, o amanhã, ainda não aconteceu....O
“presente” é AGORA ! Alguns estudiosos como Peter Drucker, Michael
Porter e Philip Kotler, nos ensinaram e nos ensinam muito,
partilhando seus conhecimentos nas Ciências da Administração,
Estratégia e de Marketing.
única coisa que eles, e talvez ninguém possa nos ensinar e ser é
visionário. Defendo essa idéia, não por ser cético em relação à
Ciência e na competência de muito profissionais bem sucedidos.
Apenas reforço a opinião de que ser visionário, não é apenas
enxergar o futuro e planejar ações adequadas.
É agir com ÉTICA e RESPONSABILIDADE. O que adianta “planejar” o
futuro da nossa empresa se no presente continuamos a..... Não
responder os e-mails de reclamação dos nossos clientes no tempo
devido, Não valorizar devidamente o capital humano....Não devolver a
sociedade o que ela realmente merece...Utilizarmos de preços
“psicológicos” para facilitar as vendas....Continuarmos a fazer
propagandas que mostram o produto mas escondem os termos de
interesse do consumidor....Não nos importamos com os acontecimentos
negativos em relação a política e assim por adiante.... Permita-me o
caro leitor encerrar por aqui essa breve reflexão.
Deixo claro que não sou contra o planejamento, mas sou extremamente
a favor de ações concretas no dia-a-dia. E na relação causa e efeito
posso dizer que se agirmos corretamente no presente, o futuro será
apenas conseqüência do que enxergarmos no AGORA!
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de
Empresas;Especialista em Administração de Marketing;Pesquisador em
marketing e estratégias de marketing;Mestrando em Administração -
UNINOVE;Professor Universitário – Universidade Nove de Julho -
UNINOVE; Leciono disciplinas relacionadas à Administração e
Marketing;Atuei em Empresas do Setor Bancário e
Securitário.mkt_academico@yahoo.com.br