Liderança Empresarial
Por Carlos Alberto de Faria
03/07/2008
"Um líder forma e partilha uma visão,
que dá sentido ao trabalho dos outros."
Charles Handy
Há uma verdadeira maré de debates sobre liderança, todos querendo
ser líderes, chegando ao endeusamento dos líderes. Alguns conceitos
de liderança estão se popularizando, muito embora nem sempre
suportados pela realidade empresarial.
O líder empresarial é, e sempre será, cobrado por resultados. E não
quaisquer resultados, somente os resultados acordados e negociados.
O que se deve primeiro discutir é quais são ou deveriam ser os
resultados cobrados e esperados de um líder?
Aqui há outra polarização, pois uma maioria míope enxerga, ou pelo
menos é o aspecto dos resultados o mais divulgado, o resultado
financeiro, o lucro com o principal resultado.
Nada contra o lucro, é essencial à sobrevivência de quaisquer
empresas, mas enxergar o resultado financeiro como único, é uma
visão míope do que está envolvido tanto na liderança como na
perenidade de uma empresa.
Todas e quaisquer empresas trabalham com 4 públicos distintos:
- os acionistas ou proprietários;
- os empregados;
- os clientes, e
- a sociedade que cerca o empreendimento, a sociedade composta pela
vizinhança da empresa, não somente geográfica.
Todas e quaisquer lideranças empresariais obrigam-se ou precisam ser
medidas por alcançar os resultados acordados, junto a estes quatro
públicos diferentes.
RESULTADOS JUNTO AOS ACIONISTAS OU PROPRIETÁRIOS
Os seus acionistas ou proprietários devem obter a justa remuneração
pelo capital investido, na forma de dividendos ou lucro. Este é um
resultado que garante até o ingresso de capital de fora, caso o
resultado seja ótimo. Investir para crescer é uma necessidade, pois
se sua empresa não cresce, o concorrente está crescendo e sua
empresa diminuindo.
RESULTADOS JUNTO AOS EMPREGADOS
Os resultados para os seus empregados são:
- ter um bom ambiente de trabalho,
- dar um significado para os esforços individuais e coletivos,
- sentir-se pertencente a um grupo que faz a diferença;
- sentir que o seu trabalho ajuda a sociedade a melhorar e crescer,
e
- ter o seu desenvolvimento como pessoa e como profissional, dentro
da empresa.
RESULTADOS JUNTO AOS CLIENTES
Os seus clientes precisam sentir que:
- a troca com a sua empresa (dinheiro por serviço ou produto) é
vantajosa para eles, e
- a sua empresa é séria e ética em seus diversos relacionamentos.
RESULTADOS JUNTO À SOCIEDADE
A sociedade circundante espera que a sua empresa seja participante
da construção de uma sociedade mais justa, onde toda a forma de vida
seja respeitada e onde as pessoas tenham oportunidades de realização
de acordo com suas potencialidades.
Estas são as quatro áreas de resultados que todos e quaisquer
líderes têm que trabalhar, inclusive você.
Obter estes resultados é como andar em uma corda bamba.
O líder tem que servir a agrupamentos de pessoas que têm desejos e
necessidades que se opõem, exigindo um conjunto de competências para
o balanceamento entre os resultados demandados pelos quatro públicos
distintos, difícil de ser obtido. Por isso o líder é tão raro e
caro.
E já dissemos, apesar de haver uma corrente quase religiosa, pois
beira a crença, e não suportada por fatos observados e científicos,
a liderança pode ser aprendida, mas somente por um número
reduzidíssimo de pessoas.
Leia "A Liderança Pode Ser Aprendida?"
Encarar o líder como servidor é só enxergar um meio. O líder serve
aos quatro agrupamentos de pessoas mencionados acima.
A liderança empresarial, na realidade, é um realizador, uma pessoa
de ação que conduz a empresa aos múltiplos resultados acordados e
balanceados, junto aos seus quatro públicos-alvos.
A pragmática empresarial exige uma desvinculação de teoria,
conceitos, proposições e cenários.
A pragmática empresarial está umbilicalmente conectada à obtenção de
resultados.
A pragmática empresarial exige resultados.
Liderança empresarial é definida e marcada por alcançar resultados.
Se a liderança não realizar os resultados acordados e negociados,
não é liderança empresarial, mesmo e apesar de ter servido a Deus,
ou ao diabo.
Liderança empresarial é a liderança que apresenta resultados.
Servir é o meio, meio de coesão, forma de aglutinar as forças, não
somente as disponíveis, mas as necessárias e suficientes, e as
dirigir, orientar para alcançar os resultados acordados e
negociados.
A semana que vem trataremos da amplitude dos resultados da
liderança, que no fim é como a liderança empresarial pode e deve ser
medida.
Através dessas medidas poderemos ter uma idéia de quais são as
competências da liderança empresarial, que contém a liderança
servidora, mas é bem maior do que esta.
Você é um líder na sua empresa. Você está capacitado para exercer a
liderança no seu conceito pragmático de resultados, atendendo os 4
públicos distintos citados acima, através de:
- repartição de recursos e
- condução de esforços
na obtenção de resultados esperados e acordados?
E na celebração e compartilhamento do sucesso?
O estado da arte da gestão, a prática das modernas organizações,
hoje, entende o seguinte por liderança:
"LIDERANÇA
A Liderança engloba o sistema de liderança da organização e o
comprometimento pessoal dos membros da Direção no estabelecimento,
disseminação e atualização de valores e princípios organizacionais
que promovam a cultura da excelência, considerando as necessidades
de todas as partes interessadas.
Também inclui como é implementada a governança (*), como é analisado
o desempenho da organização e como são implementadas as práticas
voltadas para assegurar a consolidação do aprendizado
organizacional.
1. Sistema de liderança
Como é exercida a liderança da organização; como a Direção interage
com as partes interessadas; como é implementada a governança; como
são gerenciados os riscos empresariais; como são tomadas as
decisões; e como é implementado o desenvolvimento das lideranças.
a. Como é exercida a liderança na organização, visando a criação de
valor para todas as partes interessadas?
b. Como a Direção interage com as partes interessadas, demonstrando
comprometimento e buscando oportunidades para a organização?
c. Como é implementada a governança na organização, visando manter a
confiança e proteger os interesses das partes interessadas?
d. Como são identificados, classificados, analisados e tratados os
riscos empresariais mais significativos que possam afetar a imagem e
a capacidade da organização de alcançar os objetivos estratégicos e
do negócio?
e. Como as principais decisões são tomadas, comunicadas e
implementadas?
f. Como as pessoas com potencial de liderança são identificadas e
desenvolvidas?
g. Como os líderes atuais são avaliados e desenvolvidos em relação
às competências desejadas pela organização?
2. Cultura da Excelência
Como são estabelecidos e atualizados os valores e os princípios
organizacionais e estimuladas as mudanças culturais necessárias para
apoiar a concretização das estratégias; e como são estabelecidos os
principais padrões de trabalho, verificado o seu cumprimento,
implementado o sistema de aprendizado e desenvolvida a inovação.
a. Como são estabelecidos e atualizados os valores e os princípios
organizacionais necessários à promoção da cultura da excelência e à
criação de valor para todas as partes interessadas?
b. Como são analisadas e estimuladas as mudanças culturais
necessárias para facilitar a concretização das estratégias?
c. Como os valores e os princípios organizacionais são comunicados à
força de trabalho e demais partes interessadas, quando pertinente?
d. Como são estabelecidos os principais padrões de trabalho que
orientam a execução adequada das práticas de gestão da organização?
e. Como é verificado, de forma global, o cumprimento dos principais
padrões de trabalho e tomadas as ações corretivas quando necessário?
f. Como é implementado o sistema de aprendizado da organização?
g. Como é desenvolvida a inovação desde a concepção das novas idéias
até a sua implantação de modo a apoiar as estratégias?
3. Análise do desempenho da organização
Como é analisado o desempenho da organização e avaliado o alcance
das suas estratégias e objetivos; como são comunicadas as decisões;
e como é acompanhada a implementação.
a. Como é analisado o desempenho da organização?
b. Como são consideradas na análise do desempenho da organização as
informações e variáveis dos ambientes interno e externo, incluindo
informações comparativas pertinentes?
c. Como é avaliado o alcance das estratégias e respectivos objetivos
da organização a partir das conclusões da análise do seu desempenho?
d. Como as decisões decorrentes da análise do desempenho da
organização são comunicadas às pessoas da força de trabalho, em
todos os níveis da organização, e a outras partes interessadas?
e. Como é acompanhada a implementação das decisões decorrentes da
análise do desempenho da organização?"
O texto acima não é meu, infelizmente. Gostaria que fosse. Este é o
texto dos "Critérios de Excelência", editado anualmente pela
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ligeiramente adaptado por mim,
para apresentação a vocês.
A FNQ, junto com outras fundações (européias, americanas e
asiáticas), estabelece anualmente estes critérios, que sofrem
adaptações a cada cultura regional.
Para os interessados, cabe lembrar dois pontos:
- os critérios não são prescritivos, ou seja, não indicam como
fazer, mas sim o que deve ser obtido ou feito;
- os critérios estão disponíveis para "download", gratuitamente,
para quem se cadastrar na FNQ. O arquivo tem extensão .pdf (Acrobat
Reader).
O livreto, intitulado "Critérios De Excelência - Avaliação e
Diagnóstico da Gestão Organizacional", tem 52 páginas, contém muitos
ensinamentos práticos e atuais (versão 2007).
Eu costumo dizer que se aprende muito com esse livreto.
Frequentemente mais do que com alguns livros didáticos de
administração. Imperdível, portanto!
Na liderança, ao lado do Poder, é inegável e obrigatório existir a
Responsabilidade, pois o Poder Absoluto, depois de 1789, foi
colocado na guilhotina.
O que não muda uma vírgula do que o grande mestre Peter Drucker
falou sobre liderança, ainda no século passado:
- Não há lideres sem seguidores. Portanto a principal característica
do líder é ter seguidores.
- Só há seguidores de pessoas em quem estes confiam. Ninguém segue
aqueles nos quais não se confia.
- O Poder exercido pelo Poder, não cria seguidores, mas escravos, e
escravos, todos sabemos, não são bons soldados, tampouco bons
empregados.
O aspecto que me chama muito a atenção é a confiança. A confiança
também é básica em relacionamentos pessoais, nos relacionamentos
comerciais, é essencial para vendedores, para as empresas também e
os líderes não podem ser líderes sem ela.
A confiança é o nosso assunto no próximo BES, encerrando esta nova
série de artigos sobre liderança.
(*) - O texto a seguir é a definição de governança dada no próprio
livreto Critérios de Excelência.
Governança:
Sistema de gestão e controles exercidos na administração da
organização. Compreende as responsabilidades dos acionistas,
proprietários, conselhos de administração, Diretoria e Presidente.
Acordos corporativos, estatutos e políticas documentam os direitos e
as responsabilidades de cada parte e descrevem como a organização
será dirigida e controlada para assegurar:
a) a prestação de contas aos acionistas, proprietários e outras
partes interessadas;
b) transparência nas operações;
c) tratamento justo de todas as partes interessadas.
O sistema de governança pode incluir processos como aprovação dos
objetivos estratégicos, avaliação e monitoramento do desempenho do
presidente, planejamento da sucessão, auditoria financeira,
estabelecimento de benefícios e compensações aos executivos, gestão
de risco, divulgações e relatos financeiros. Assegurar a eficácia da
governança é importante para a confiança das partes interessadas e
de toda a sociedade, bem como para a eficácia organizacional.
Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte:
Merkatus