Lo e Lg conceitos fundamentais para o sucesso empresarial
Por Ivan Postigo
08/01/2011
Você já deve ter percebido que quando o mês se encerra todas as
pessoas nas empresas ficam ansiosas esperando os relatórios da
contabilidade para ver o lucro obtido, não?
Não deve lhe causar espanto o fato que com certa freqüência, após a
divulgação números, frases como “só isso “ sejam pronunciadas! Soa
estranho, principalmente, quando as vendas são as mesmas meses
seguidos e há a expectativa de resultados melhores.
Um amigo, passando por um momento delicado de prestação de contas,
uma vez me perguntou: “Você que gosta de matemática, estatística e
de trabalhar com índices, não conhece uma fórmula para melhorar os
cálculos dos lucros?".
Antes de responder pedi-lhe que me explicasse como era o processo de
planejamento econômico e financeiro da empresa, estabelecimento de
metas, comprometimento com estas e acompanhamento.
Objetivamente me contou que a empresa havia trocado seus
profissionais mais experientes, envolvidos no processo de
planejamento empresarial, por profissionais com menos bagagem
profissional e salários mais “acessíveis”, com isso os planos que
eram preparados no início do ano praticamente eram uma repetição do
que havia sido estabelecido no ano anterior, e a comparação era
superficial e praticamente ninguém olhava.
A primeira colocação a ser feita é de que a empresa trocou
planejadores por planilhadores, profissionais sem a qualificação
necessária, que poderão dar uma boa contribuição em outros assuntos,
mas não em aspectos estratégicos.
Colocar profissionais despreparados para tratar de questões
complexas é como colocar acender lenha verde, produzirão muita
fumaça e pouco fogo.
A segunda colocação é quanto à forma de avaliação do lucro. A
empresa está tratando de lucro obtido ( Lo) e não de lucro gerado (
Lg). Parece a mesma coisa não?
Sim, mas é substancialmente diferente.
Quando tratamos do lucro obtido, o fazemos depois que todos os
eventos se encerram e usamos a Fórmula Lo=R–I–C-D.
Notem que é uma seqüência de subtrações, onde Lucro é resultado da
Receita obtida (R ) deduzidos os impostos (I), os custos ( C) e as
despesas ( D).
O lucro gerado tem outra constituição, Lg =P+C+A. Para os
supersticiosos um destaque, a primeira formulação segue aspectos
negativos, dedutivos, a segunda aspectos positivos, adição.
Nesta condição o lucro é gerado, produzido pelo direcionamento e não
pelas conseqüências, muitas vezes do fator sorte.
Analisando a cada componente observamos que o lucro gerado ( Lg ) é
resultado do planejamento e estabelecimento de metas (P), adicionado
do comprometimento (C ) e das atitudes (A).
A mudança a ser feita não é no seu cálculo, mas na forma de sua
geração, na nossa cultura de planejamento e comprometimento com
metas.
O nosso país é e será a soma daquilo que fizermos como agentes
econômicos e financeiros nas nossas empresas, portanto o mundo
avaliando a lucro através de Lg e nós de Lo perderemos de goleada
essa disputa no mundo globalizado.
O Brasil como promessa e país do futuro já teve maior acolhida, está
na hora de nos tornarmos uma realidade.
Como executivo, ouvi muitas provocações nas reuniões com
representantes de outras unidades que diziam que o Brasil é o país
do futuro e sempre será. Darcy Ribeiro insistia que somos um país
jovem, a questão é até quando.
Tenho visto muitas empresas sucateando seu o valor mais importante,
a experiência, sem se dar conta que esta traz segurança,
credibilidade e continuidade.
Há uma infinidade de livros tratando de aspectos religiosos,
místicos, espirituais, mas apenas um tem um sucesso estrondoso e é o
livro mais vendido no mundo, a Bíblia Sagrada, cujo valor social e
espiritual é incontestável, e a mim deixa mais uma lição, que é a
constatação básica, simples de seu sucesso: Experiência que traz
credibilidade.
Nós cremos naquilo que eles viram e fizeram e não simplesmente no
que ouviram dizer!
Para os que tiverem dúvidas, não sou religioso praticante, nem
vendedor desse livro.
Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado
em controladoria pela USP. Autor do livro: Por que não? Técnicas
para estruturação de carreira na área de vendas e diretor da Postigo
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