Marcas, Consumidores e Inovação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
06/11/2007

Construir uma marca e agregar valor à esta marca é um objetivo natural das organizações, mas em certos momentos a posse desta marca é compartilhada com seus consumidores, e então as organizações encontram novos desafios no mercado, entre eles, gerenciar esta oportunidade.
Você pode até imaginar que a marca é pertencente à empresa, que é esta empresa que a moldou, conforme suas necessidades e que disponibilizou-a aos consumidores com seus produtos ou serviços.
Mas em um mundo que está passando por mudanças rapidamente é possível visualizar que a marca não é mais um ativo único e exclusivo da organização, seus consumidores também compartilham desta oportunidade, especialmente quando a internet é bem utilizada e cumpre um papel importante como ferramenta de comunicação.
E então você pensa que os produtos ou serviços que sua empresa oferta são da organização, não há como compartilhar com nenhuma pessoa o poder de usar ou divulgar a marca, mas basta você olhar um pouco para suas ações de comunicação e ver que o Marketing viral permite entender um pouco melhor esta novidade do mercado, e se você utilizar-se do buzz Marketing, saberá que seu consumidor também ajuda a distribuir sua marca e divulga seus produtos.
Só que estes não são os processos, ou veículos, que dão ao consumidor o poder de usar a marca, ao menos não são exclusivamente estes, e você se depara com comunidades em redes sociais, sites, blogs, jogos etc., todos ligados à sua marca e feitos pelos consumidores, o que pode ser espantoso no início, mas que demonstra o quanto aquele, ou aqueles, consumidor aprecia seu produto ou serviço.
O que algumas organizações ainda não compreendem é a forma como interagir com estes consumidores, que tornam-se integrantes da organização sem um vínculo real e que podem transmitir uma mensagem muito mais poderosa do que a própria empresa.
Diante das possibilidades encontradas, principalmente dentro da internet, há um grande desafio a ser administrado pelas organizações, pois em certos momentos são criadas peças ou vídeos utilizando uma marca e que enviam mensagens para a organização, já houve casos em que uma organização abriu espaço para que os clientes criassem peças para um produto e que o retorno foi negativo para a empresa, porque esta havia deixado de lado alguns consumidores, e no momento “errado” deu poder aos consumidores, e todas as criações foram elaboradas sobre aquele momento em que a empresa não os deu a devida atenção.
Além de receber uma ajuda dos consumidores a organização pode receber recados dos mesmos, para melhorar seus produtos, atendimento, serviços etc., pois o cliente deseja adquirir seus produtos, mas também deseja um tratamento adequado.
As empresas podem ter o registro de muitas marcas, possuir inúmeros produtos, mas de nada valem se não há consumidores que possam desfrutar de algum produto ou serviço, e se a empresa deseja ou não, terá que compartilhar a posse da marca com seus clientes.