Marketing Pessoal antes que seja tarde
Por Rogerio Martins
24/09/2008
Recentemente ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing
Pessoal e um dos participantes contou-nos um breve relato de sua
experiência profissional. Ele dizia se sentir “excluído” do mercado
de trabalho. O principal motivo: sua idade. Rodrigo, 43 anos,
durante vinte e dois anos de sua vida dedicou-se quase
exclusivamente ao trabalho. Neste período, atuou em duas empresas de
médio porte e uma multinacional de grande porte, na qual passou os
últimos onze anos. Após concluir a faculdade mergulhou nos negócios
e não participou de cursos de atualização e congressos por falta de
tempo.
Há nove meses Rodrigo vem procurando um novo emprego. Participou de
diversas entrevistas, mas no momento final não consegue a vaga.
Procurou os amigos, muitos que ele nem se lembrava quando
trabalhava, e por isso mesmo, nada.
O que faltou a Rodrigo - e é comum em muitos profissionais - é o
planejamento da carreira profissional. Algumas pessoas ficam
esperando que a empresa faça algo por elas; entretanto, como
sabemos, o único responsável por nossas vidas somos nós mesmos. Isto
me faz lembrar uma história que li na Internet há poucos dias:
“Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio,
uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia
na escada para pegar as bananas, jogavam um jato de água fria nos
que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia
subir a escada os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais
algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação
das bananas. Então substituíram um dos macacos por um novo. A
primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado
pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo
integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi
substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto
participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi
trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal o último dos
veteranos, foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo
de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio,
continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem
tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: - Não sei,
mas as coisas sempre foram assim por aqui.”
O Marketing Pessoal atua diretamente neste processo, pois é uma das
ferramentas mais importantes para se acabar com o conformismo e o
despreparo no que tange ao gerenciamento de carreira, porque:
• É a base para o planejamento de sua imagem pessoal e profissional;
• Permite o reconhecimento de suas competências e a forma correta de
expô-las;
• Demonstra como criar, ampliar e gerenciar sua rede de contatos –
networking;
• Reforça a auto-estima e a coragem para enfrentar os desafios;
• Desperta o indivíduo para o auto-desenvolvimento e o
auto-gerenciamento da sua carreira profissional e vida pessoal;
• Amplia a percepção para lidar com as constantes mudanças;
• Instrui sobre formas adequadas de postura e etiqueta profissional.
Durante nossa história de vida vamos construindo uma imagem perante
os outros. Esta imagem é constituída a partir de ações corriqueiras
como cumprimentar seu vizinho no elevador, até a postura utilizada
em uma reunião de negócios. A maneira como gerenciamos esta imagem
pessoal e profissional através das atitudes do cotidiano é que
defino como Marketing Pessoal.
Para utilizar a técnica com eficácia, inicie definindo claramente o
que quer. Qual é seu objetivo profissional? O que é preciso para
atingir esta meta? Estipule um prazo para que isto ocorra – prazo
compatível com sua condição atual. Analise o ambiente da empresa
atual e do mercado.
Feito este mapeamento, você está preparado para iniciar o trabalho
de Marketing Pessoal que envolve, entre outros assuntos:
• Apresentação Pessoal e Comunicação;
• Postura e Ética;
• Relacionamento social e profissional;
• Visão e planejamento da sua imagem;
• Estabelecimento de valor / preço;
• Auto-conhecimento para gerar um plano de auto-desenvolvimento;
• Reconhecimento e mudança de atitude;
• Posicionamento no mercado
Portanto, aprenda, desenvolva e pratique o Marketing Pessoal, antes
que seja tarde!
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria e Eventos. Autor do livro Reflexões do Mundo
Corporativo. Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).