Marketing Digital e suas possibilidades
Por Sandra Turchi
09/06/2010
Quando se fala em marketing digital, sempre vem à mente ações
realizadas de divulgação nos grandes portais, com diferentes tipos
de banner’s ou nos buscadores e suas técnicas de otimização de sites
para que estejam bem posicionados, sem falarmos nos links
patrocinados, é claro.
Porém temos que atentar também para outras possibilidades, menos
comentadas, mas igualmente importantes para o marketing digital,
como ações em games, relações públicas e até mesmo ações de
sustentabilidade.
O advertainment como ferramenta de divulgação pode ser muito útil
para alguns produtos. Uma das principais modalidades é o
advergaming, pois um dos fatores mais interessantes é a idade média
dos jogadores, que é de 29 anos, ou seja, um público de milhões de
pessoas com alto poder de consumo.
Outro ponto muito relevante é a “imersão”, ou seja, quando estão
jogando as pessoas ficam completamente focadas e não há dispersão de
atenção, o que é dificílimo de ser obtido em outros tipos de mídia.
Além disso, os fabricantes investiram muito em tecnologia, levando a
grandes inovações e mais velocidade, fazendo com que essa imersão
seja ainda maior.
Os games online são extremamente úteis, pois a atualização é muito
ágil, além de permitirem segmentação e mensuração completa para um
acompanhamento do perfil de quem está jogando. Exemplos famosos, em
geral, têm o produto como parte do contexto, são os chamados
“product placement”, pois esse tipo não é percebido como invasivo
pelos jogadores, muito pelo contrário, para eles o jogo se torna
ainda mais “real”, como se fossem outdoor’s de refrigerantes ao
longo de uma pista de corrida, ou a logomarca de um fabricante de
computadores que surge durante o jogo, ou mesmo uma competição
musical onde se usam os equipamentos de uma determinada marca real.
Portanto, para produtos como: bebidas, artigos esportivos, musicais
ou infantis torna-se uma excelente idéia levar em conta essa
alternativa de divulgação.
Outra preocupação que se deve ter numa campanha de marketing digital
está relacionada ao uso das redes sociais, devido ao poder que a
internet tem ao fazer parte da vida das pessoas, bem como das
empresas, afetando a forma como consumimos ou nos relacionamos.
Afinal, são mais de 40 milhões de usuários, mais de 13 milhões
e_shoppers e mais de 20 milhões que utilizam internet banking no
país.
Ressalto também da importância do e_commerce nesse contexto, que se
tornou quase uma obrigação para quem está no varejo tradicional.
Há que ser considerada ainda a atividade de relações públicas
online, embora muitos acreditem que isso não faça parte das
atribuições do marketing, mas que vem sendo cada vez mais utilizada
pelas empresas que se preocupam com sua posição no universo digital
e sabem que devem usar essas ferramentas para aprimorar o
relacionamento com seus consumidores.
Para atender essas companhias surgiram empresas que fazem também um
mapeamento das marcas na rede, pois hoje o internauta pode produzir
e disseminar conteúdos com enorme velocidade, diga-se de passagem,
muito maior do que a velocidade de reação das empresas e com isso
pode manifestar suas frustrações e influenciar milhares de pessoas.
Há outras ações que também têm sido implantadas via web, como as de
sustentabilidade, exemplo disso é o novo portal da Philips, ou então
na área de educação, como os exemplos da empresa de telefonia, GVT
ou da SOS computadores. Fica claro que a cada dia a necessidade de
interagir online com seus públicos se torna mais premente.
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi