Marketing Direto
Por Carlos Alberto Moura Filho
18/07/2011
Uma das maiores e melhores ferramentas de marketing é o Marketing
Direto. O próprio nome conceitualmente falando, denomina suas ações
diretas. O entendimento deste texto é bem simples, pois vamos
abordar banco de dados, mala direta, entre outros modelos
estratégicos.
O marketing direto faz uma ponte de relacionamento entre clientes
(consumidores) e empresas (fornecedores).
No entanto, para se planejar uma estratégia de marketing direto, é
necessário um DBA – Data Base Marketing, para gerenciar todo fluxo
de informações coletadas de clientes e parceiros. Lembrando que a
sigla (DBA) é somente um conceito criado para essa prática
corporativa. No dia a dia, funciona da seguinte forma: Toda empresa
precisa conhecer seu cliente, entendê-lo, saber o que ele pensa e
espera da empresa, saber suas preferências, seu perfil social,
econômico, psicológico, dados demográficos, políticos, ambientais,
entre outros. Para isso, são utilizados alguns sistemas
tecnológicos, que fazem essa coleta, cruzamento e análise das
informações.
Após esse primeiro passo, já conseguimos definir e alinhar algumas
estratégias para encantar, superar as expectativas, fidelizar e
surpreender positivamente nossos clientes. Uma atividade muito usada
no marketing direto é a mala-direta, onde empresas postam catálogos,
folders, cartas de apresentação, informações sigilosas e divulgam
seus produtos e serviços de acordo com o perfil de cada cliente ou
grupos de clientes com interesses em comum. Tudo tem que ser
direcionado, no alvo realmente. Essas ações direcionadas atingem
exatamente um determinado público, com interesses exatamente ligados
às atividades comerciais da empresa. Ex: Uma concessionária de
carros faz um levantamento de clientes em potencial, com uma faixa
salarial de ‘’x’’ e com um perfil ‘’y’’. Partindo desse ponto, a
concessionária envia uma mala-direta para esse cliente, ou como já
dito anteriormente, para um grupo de clientes com interesses em
comum.
Hoje no mercado brasileiro e internacional essa prática é muito
utilizada, principalmente por corretoras de seguros, concessionárias
de automóveis, empresas de planos de saúde, lojas virtuais, etc...
Carlos Alberto Moura Filho é Pós-graduado em Marketing pela FGV