Marketing, Empresas e Pesquisas
Por Rafael Mauricio Menshhein
03/11/2007
Com o objetivo de entender melhor o mercado as empresas elaboram
pesquisas, coletam seus dados e os filtram, o que pode acontecer
corretamente ou então trazer dúvidas quanto à possibilidade do
produto ou serviço obter êxito no mercado.
Mas em certos momentos as pesquisas são deixadas de lado, o
planejamento não é feito e as decisões são tomadas a esmo, trazendo
até as organizações os problemas que acabam sem uma solução rápida e
que podem derrubá-las com o tempo.
Também é possível perceber que o planejamento, junto com a pesquisa,
dá à organização uma base muito melhor para direcionar seu foco,
ajustando todos os limites, as condições e aproveitando esta viagem
da melhor maneira, sem perder seu foco, o destino, e controlando seu
combustível ao longo do percurso.
Da mesma forma é necessário conhecer também o melhor caminho, então
é muito importante saber que os colaboradores necessitam de
treinamento, para melhorar seus pontos fortes e para que todos,
dentro da organização, possuam vantagens competitivas sobre os
concorrentes.
Se a sua empresa não pesquisa o mercado o concorrente o faz, e se o
fizer com maestria, então sua empresa deve melhorar o mais rápido
possível há uma grande chance de deixar com que seu mercado passe
para o concorrente que melhor se preparou durante um longo tempo.
Em um mercado nada acontece da noite para o dia, uma organização que
é a líder não perde sua posição tão rapidamente, mas sim ao deixar
que seus concorrentes melhorem continuamente e que não haja uma ação
para manter toda a vantagem conquistada anteriormente.
Mas quando você percebe que alguém está se aproximando rapidamente,
é hora de entender os motivos pelos quais a sua empresa não consegue
mais evoluir tão facilmente, e a pesquisa retorna ao foco, mas se o
planejamento estiver impedindo a evolução, é fundamental rever que
limites foram determinados e que bloqueiam o crescimento da sua
organização.
Outro ponto que pode impedir, esta evolução e crescimento no
mercado, é uma cultura que não permite aprender nada novo, como se
os produtos fossem eternos e o consumidor não aprendesse nada novo.
E como você sabe que o consumidor está cada vez mais informado, é
natural que entenda todos os motivos pelos quais sua organização
deve ouvir muito mais o que o consumidor deseja, ofertando produtos
e serviços que possuam características e diferenciais que permitam
que o cliente se torne fiel.
Só que a concorrência também está se preparando ao longo do tempo,
realiza pesquisas, cria seus planejamentos e os executa de forma a
ganhar uma fatia de mercado maior, então o desafio não é apenas
estar à frente de seus concorrentes, mas desenvolver a si próprio a
cada dia.
O mercado possui muitas oportunidades e aquelas organizações que tem
um planejamento bem elaborado as encontram mais facilmente, pois
investem em pesquisas para melhorar diariamente, e com isso podem
ganhar a consciência de que é preciso aprender a cada dia, com cada
consumidor e consigo.