Marketing - Marcas: São elas as vendedoras silenciosas
Por Leonardo Aureliano da Silva
15/05/2009
A literatura moderna voltada para negócios tem dado atenção especial
ao assunto marcas. Numa visão simbólica, representam uma entidade
abstrata, que identifica, informa, diferencia e até mesmo “protege”
determinado produto.
É impossível negar que a não marca faz parte do produto. A marca
comunica valor e personalidade, convida o consumidor a participar de
um grupo particular, no qual, os valores, as idéias e os costumes
são compartilhados entre si.
Pode-se dizer também, que marca é experiência e registro. Mas não
pode passar despercebido que, sobretudo é vendedora. Vende-se por si
só. Todos nós em algum momento já ouvimos as seguintes frases: Essa
marca é boa! Ou Essa marca é mais barata! Essas frases dão indícios
da comunicabilidade comercial que as marcas têm em relação ao
consumidor, pois expressam a essência do produto, que muitas vezes
passa despercebida pelo consciente do consumidor.
As formas, as cores e o tamanho das marcas manifestam o nosso mundo.
Completo e complexo de significados instigam o simples consumidor a
uma experiência única. Para alguns, se tornam “objetos” de desejo,
para outros, não passam de símbolos desprovidos de bom gosto.
O que não podemos deixar de reconhecer, é que as marcas são
provedoras de receitas milionárias e tornaram-se protagonistas no
cenário competitivo empresarial.
Suas medidas e tonalidades possibilitam o acesso aos mais diversos
lugares, inclusive, na mente do consumidor. A mais lembrada, a mais
acessada, comentada ou recomendada, indicam o rumo certo. O rumo de
que as empresas detentoras destas “vendedoras silenciosas” precisam
cada vez mais serem motivadas por meio de ações de branding e do
posicionamento correto.
Logo, “quando as nossas palavras não forem melhores do que o
silêncio”, deixemos que as nossas marcas se expressem por nós, o que
exigirá apenas uma olhar do nosso cliente!
Por falar nisso....Você se recorda de alguém que “MARCOU” a sua
vida? O mesmo acontece com elas...as marcas.....
Forte abraço,
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas.
Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em
Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. -
Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE -
Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail:
mkt_academico@yahoo.com.br