Marketing - Marcas: São elas as vendedoras silenciosas
Por Leonardo Aureliano da Silva
15/05/2009

A literatura moderna voltada para negócios tem dado atenção especial ao assunto marcas. Numa visão simbólica, representam uma entidade abstrata, que identifica, informa, diferencia e até mesmo “protege” determinado produto.

É impossível negar que a não marca faz parte do produto. A marca comunica valor e personalidade, convida o consumidor a participar de um grupo particular, no qual, os valores, as idéias e os costumes são compartilhados entre si.

Pode-se dizer também, que marca é experiência e registro. Mas não pode passar despercebido que, sobretudo é vendedora. Vende-se por si só. Todos nós em algum momento já ouvimos as seguintes frases: Essa marca é boa! Ou Essa marca é mais barata! Essas frases dão indícios da comunicabilidade comercial que as marcas têm em relação ao consumidor, pois expressam a essência do produto, que muitas vezes passa despercebida pelo consciente do consumidor.

As formas, as cores e o tamanho das marcas manifestam o nosso mundo. Completo e complexo de significados instigam o simples consumidor a uma experiência única. Para alguns, se tornam “objetos” de desejo, para outros, não passam de símbolos desprovidos de bom gosto.

O que não podemos deixar de reconhecer, é que as marcas são provedoras de receitas milionárias e tornaram-se protagonistas no cenário competitivo empresarial.

Suas medidas e tonalidades possibilitam o acesso aos mais diversos lugares, inclusive, na mente do consumidor. A mais lembrada, a mais acessada, comentada ou recomendada, indicam o rumo certo. O rumo de que as empresas detentoras destas “vendedoras silenciosas” precisam cada vez mais serem motivadas por meio de ações de branding e do posicionamento correto.

Logo, “quando as nossas palavras não forem melhores do que o silêncio”, deixemos que as nossas marcas se expressem por nós, o que exigirá apenas uma olhar do nosso cliente!

Por falar nisso....Você se recorda de alguém que “MARCOU” a sua vida? O mesmo acontece com elas...as marcas.....

Forte abraço,

Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. - Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail: mkt_academico@yahoo.com.br